I Conferência Nacional do Jovem Advogado é realizada na Bahia

Brasília, 23/03/2015 – Teve início na quinta-feira (19), a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, no Centro de Convenções de Porto Seguro-BA. O evento, que ocorreu também na sexta-feira (20), é realizado pelo Conselho Federal da OAB com o apoio da Seccional baiana, e a participação das demais seccionais do País. O tema da conferência foi “Empreendedorismo Jurídico e Cidadania”. O objetivo do evento foi debater os principais temas do universo do advogado em início de carreira, a fim de orientá-los e prepará-los para o mercado de trabalho.

A programação da conferência contou com workshop de oratória jurídica, palestras e debates sobre temas relevantes para a advocacia, como o sistema carcerário nacional, novo código de ética e publicidade na advocacia, prerrogativas, Supersimples, remuneração dos advogados em início de carreira, sociedade de advogados, a importância da mulher advogada, entre outros. O evento também ofereceu atrações culturais, como stand up de comédia e “lual jurídico”.

2Antes da abertura da conferência, foi realizada uma reunião entre os presidentes das comissões de Apoio ao Advogado Iniciante de todo o Brasil. O presidente da comissão na OAB/DF, Camilo Noleto, propôs o fortalecimento do grupo para aprofundar mobilizações em defesa do Exame de Ordem. “É com medidas de conscientização que vamos manter a qualidade dos advogados para a defesa da sociedade”, disse.

Também foram lançados cinco livros no primeiro dia do evento. Um deles é a obra produzida em conjunto pelos presidentes das comissões de Apoio ao Advogado Iniciante de todo o país. O livro “Presidentes: um olhar especial sobre a jovem advocacia”, foi organizado pelo presidente da OAB Jovem da Bahia, Luiz Gabriel. A obra mostra as visões e experiências de quem já viveu o início de carreira, lidando com as dificuldades e conquistas da profissão. Camilo Noleto escreveu o capítulo “Como se portar em audiência”.

Além de Noleto, a Seccional estava representada pelos membros da OAB Jovem, Marina Gondim, Paulo Alexandre, Almino Júnior, Thaís Maldonado e pelos advogados Rosana Mello, Gabriela Rocha, Cirelle Souza e Gustavo Fernandes.

Confira aqui a programação completa da conferência.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF