Escritório Modelo: seu primeiro escritório

Por saber dos desafios que permeiam o início da carreira, a Seccional do DF oferece gratuitamente dois Escritórios Modelos na capital, um localizado na sede da OAB/DF (SEPN 516) e outro no Setor de Autarquias Sul (Edifício OK Office Tower). Os ambientes foram pensados para se assemelhar ao máximo ao que seria o primeiro escritório dos advogados e funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e das 10h às 18h, respectivamente.

Os espaços contam com um advogado experiente, Hamilton Amoras, que orienta os novos profissionais a como agir em diversas situações e em casos da advocacia. Além disso, existem salas disponíveis para que os advogados possam receber seus clientes. Mais de 1500 advogados foram orientados em 2017 pelo Escritório Modelo.

Segundo Hamilton Amoras, coordenador dos Escritórios Modelos e professor, as salas são climatizadas e os computadores podem ser utilizados pelos juristas. “Além de aconselhar sobre as escolhas de ações adequadas ao caso concreto, nós auxiliamos na elaboração de contratos e na cobrança de honorários”, contou.

Para Hamilton, a grande importância desse projeto é o auxílio que a OAB/DF oferece no início da carreira. “Contamos com um espaço para atender os clientes com privacidade total”. Segundo Amoras, é uma honra poder ajudar aos advogados, tanto na oferta do espaço físico quanto no auxílio em diversos casos.

“Tenho orgulho de saber que nós somos a única entidade de classe que presta este serviço. Emprestamos escritório, máquina com acesso à internet, espaço para atendimento e tiramos as dúvidas em relação aos clientes. Isso é um motivo de orgulho para gente”, afirmou.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, disse que o espaço foi pensado para incentivar o crescimento profissional dos advogados. “Identificamos que o mercado de trabalho está muito duro e que as faculdades não os preparam para isso. Nosso projeto é incentivar os jovens advogados a perpetuar na advocacia”, ressaltou.

Além disso, os advogados também contam com o auxílio de um contador para registro do contrato social da empresa jurídica como a inscrição estadual, a certificação no Simples Nacional para aqueles que o faturamento anual se enquadre nos requisitos necessários, o estudo de viabilização e registro no CNPJ a junto a Receita Federal. Para os advogados com menos de 5 anos de carteira o serviço é gratuito.

OAB estágio

Outro serviço oferecido no Escritório Modelo é o OAB Estágio. O projeto consiste no apoio e incentivo à inserção do universitário no mercado de trabalho. A coordenadora da ação, Maysa Amaral, é responsável por promover palestras motivadoras em faculdades, nas quais ela aborda postura, comportamento, iniciativa, leis que amparam estagiários.

Hoje o OAB Estágio promove uma série de Networkings para advogados e estagiários em busca de colocação profissional. Mais de 65 escritórios são conveniados com a OAB. É realizado um coquetel no qual os interessados em uma colocação têm a oportunidade de entregar currículos e conversar com representantes de grandes escritórios de Brasília. Por ano são realizados dois eventos, separadamente, para cada público.