O Col√©gio de Presidentes de Comiss√Ķes da Jovem Advocacia lan√ßou nesta ter√ßa-feira (28) uma campanha pelo fim da cl√°usula de barreira nas elei√ß√Ķes da Ordem. A proposta permite aos advogados com menos de cinco anos de profiss√£o concorrer a elei√ß√Ķes, e n√£o apenas votar como ocorre hoje em dia. O encontro aconteceu durante a XXIII Confer√™ncia Nacional, em S√£o Paulo, e teve forte participa√ß√£o da Comiss√£o de Apoio ao Advogado Iniciante da OABDF (CAAI), representada por seu presidente, Tiago Santana de Lacerda, que foi o relator da proposta da campanha sugerida ao Col√©gio.

Para Santana de Lacerda, o argumento se respalda pela falta de coerência em que jovens advogados podem fazer sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF) e participar em qualquer campanha eletiva para cargos do legislativo, mas o mesmo não ocorre se precisam se candidatar a conselheiros da OAB nos 5 primeiros anos de profissão.

Segundo ele √© imprescind√≠vel que os advogados jovens tenham esse acesso: ‚ÄúOs jovens advogados e advogadas precisam ter abertura para participar da vida pol√≠tica institucional da classe. O fim da cl√°usula de barreira √© a principal medida para a efetiva√ß√£o da igualdade e da participa√ß√£o da Jovem Advocacia no processo eleitoral da OAB‚ÄĚ, afirmou.

Camilo Noleto, presidente do Conselho Jovem, afirmou que √© necess√°ria uma mobiliza√ß√£o dos l√≠deres da jovem advocacia para garantir os direitos requisitados. ‚ÄúPrecisamos de um esfor√ßo enorme dos conselhos seccionais como forma de dar efetividade na proposta e conseguir os avan√ßos necess√°rios nos projetos de Leis em tr√Ęmite no Congresso, pois o assunto √© antigo nos debates da jovem advocacia por todo pa√≠s‚ÄĚ.

A causa j√° ganhou o apoio de in√ļmeros conselheiros jovens de outras Seccionais e mobilizou tamb√©m o presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia. “Vivemos tempos dif√≠ceis, e sabemos que quem mais sofre √© quem est√° iniciando a carreira. Temos uma profiss√£o que luta pela liberdade, pela honra e, muitas vezes, pela vida das pessoas. A jovem advocacia precisa participar ativamente da OAB, precisamos derrubar a cl√°usula de barreira”, afirmou o presidente ao participar de parte do encontro.

No evento foram abordados ainda temas como a cria√ß√£o de um Conselho Federal Jovem, campanha de incentivo √† participa√ß√£o da mulher advogada na pol√≠tica institucional e enfrentamento no mercado de trabalho, cursos de Direito totalmente √† dist√Ęncia e a institui√ß√£o do Dia Nacional da Jovem Advocacia.

O projeto tem apoio e simpatia do presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto: “j√° no primeiro semestre de advocacia ingressei na pol√≠tica de Ordem, o que foi muito importante para mim. Esse pleito merece todo nosso carinho aten√ß√£o, sou muito afinado com a jovem advocacia‚ÄĚ.