Compromisso da advocacia com sociedade é ressaltado em entrega de carteiras

A importância da ética e da responsabilidade na advocacia foram destacadas durante solenidade de entrega de carteiras que ocorreu nesta terça-feira (18). O secretário-geral adjunto da OAB/DF Cleber Lopes de Oliveira destacou a perseverança necessária para a realização da justiça por meio da ética e da responsabilidade, com coragem e criatividade, perante a sociedade.

“A advocacia, meus caros, não é verdadeiramente uma profissão fácil. E os senhores a partir de agora assumem um protagonismo na sociedade, assumem uma responsabilidade imensa. Os senhores devem cumprir esse julgamento em quaisquer circunstâncias. E assim, serão agentes transformadores, capazes de formar opiniões, capazes de promover a justiça”. Complementou dizendo que é necessário vivenciar a ética no dia a dia, pois a ética do advogado ou de qualquer outra profissão é a ética do homem.

O advogado há 25 anos e atual membro do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, foi paraninfo da turma e enfatizou que o trabalho da advocacia é um trabalho de direitos humanos com base nos princípios legais. “Nós damos voz ao direito do cliente, o exercício profissional que os senhores passam a ter direito a partir de agora lhes dá uma amplitude gigantesca e também uma responsabilidade muito grande nessa profissão”.

Gabriel Soares, orador da turma, destacou a necessidade de enfrentar os desafios que terão os novos advogados ao “demonstrar que acreditamos na tão desacreditada Justiça, que escolhemos a mesma e trabalharemos duro para alcança-la”. Ressaltou ainda que a advocacia é uma profissão para audaciosos, pois é a luta pelo direito de outrem “somos guardiões da justiça e da correta aplicação da lei”.

Compuseram a mesa de solenidade o paraninfo, José Perdiz de Jesus, o secretário geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes de Oliveira; o diretor-tesoureiro Antonio Alves Filho; o conselheiro federal e diretor da OAB Nacional Ibaneis Rocha; o conselheiro federal Severino Cajazeiras; o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados Maxmillian Patriota Carneiro; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Pedro Luis Vicentin Foltran; os conselheiros Seccionais Marlucio Lustosa Bonfim, João Paulo Amaral Rodrigues, Kildare Araújo Meira; o conselheiro e presidente do Clube dos Advogados Marcelo Martins; o chefe do departamento jurídico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Antônio Nilson, além das advogadas Iane Freitas Esselin de Jesus e Karla Gomes da Silva Pinto.