ONG lança campanha de quebra de patentes de medicamentos da Aids

Palestras congresso in foco e AIDS 01-12-2016 181Desde 1988 o Brasil tem o dia 1° de dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data reforça o apoio às pessoas infectadas pelo vírus. Em apoio à ONG Amigos da Vida, a OAB/DF sediou nesta quinta-feira (1º) evento fomentando os esforços de combate ao vírus HIV. A cerimônia também marcou o lançamento de uma campanha de quebra de patentes de medicamentos.

Palestras congresso in foco e AIDS 01-12-2016 200Cristiano Ramos, fundador da ONG Amigos da Vida, disse que ser portador do vírus “é uma luta solitária, desigual e muito difícil”. Ramos afirmou que tem travado uma luta diária e pediu apoio para que o Brasil adote a licença compulsória, um mecanismo legal que permite que países quebrem a patente de medicamentos de alto custo em nome da saúde coletiva. Atualmente, é muito elevada a porcentagem de gastos em medicamentos no país.

O presidente da Casa, Juliano Costa Couto, disse que esta é uma luta que todos devem abraçar. “Todos nós cuidamos dos nossos próprios interesses e nem todos achamos que temos tempo para cuidar dos interesses alheios. A nossa Casa está aberta ao diálogo e ao enfrentamento da causa”.

Palestras congresso in foco e AIDS 01-12-2016 203Também participaram do evento a deputada Erika Kokay, coordenadora da Frente Parlamentar da Aids, a presidente Comissão Diversidade Sexual, Priscila Moregola, e o integrante da Comissão de Direito Autoral João Paulo Amaral, além de outras autoridades.