Vice-presidente da OAB/DF é desagravada na UnB

UnB2A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, participou, na noite da última segunda-feira (19), de desagravo público em repúdio à forma truculenta com que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se dirigiu à advogada, enquanto representava o Conselho Federal da Ordem, na Câmara dos Deputados. O ato ocorreu na Universidade de Brasília (UnB) e foi organizado pelo Centro Acadêmico de Direito e pela Alumni do Direito da UnB, durante a abertura da XX Semana Jurídica.

Estudantes, professores e servidores compareceram em apoio à vice-presidente da Ordem. Para Daniela Teixeira, que foi aluna da universidade, o apoio foi emocionante. “Uma honra ser homenageada na minha casa. A academia deve sempre resistir às forças do atraso e ensinar aos jovens estudantes os ideais libertadores de Darcy Ribeiro. Agradeço, emocionada, pelo desagravo”, ressaltou.UnB3

Na ocasião, também estiveram presentes o advogado Artur Carrijo, a representante do Centro Acadêmico Natalia Monteiro, o diretor da Faculdade de Direito da UnB, professor Mamede Said e a ex-vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko. Os conselheiros Ronald Barbosa, Cristina Tubino, Maria Dione de Araújo, e a advogada Thayrane Silva também prestigiaram.

UnBO Conselho Pleno da Seccional da OAB do Distrito Federal também promoveu desagravo, aprovado por unanimidade pelos conselheiros da Casa, em repúdio ao ocorrido. Na ocasião, durante sessão plenária no dia 15 de setembro, o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, foi o responsável por ler a nota durante a sessão.

 

Ameaças

No último dia 14 de setembro, durante sessão da comissão-geral sobre a Violência Contra a Mulher realizada na Câmara dos Deputados, após ouvir discursos que faziam referências a autoridades que incitam violência contra as mulheres, o deputado Jair Bolsonaro passou a pressionar a presidente da mesa de trabalhos, Maria do Rosário (PT-RS), a ocupar o microfone e irritou-se no momento em que a vice-presidente Daniela cobrou providências contra os agressores.

“Enquanto esses agressores não forem punidos, a violência não vai diminuir”, disse Daniela. “Eles devem ser punidos, seja quem for. Seja o marido da vítima, seja o coronel que abusa de uma criança de dois anos, seja o promotor que abusa de uma vítima durante uma audiência ou seja um deputado que é réu em uma ação já recebida no Supremo Tribunal Federal.”

Do plenário, aos gritos, o parlamentar perguntava quem seria esse deputado. A vice-presidente não se intimidou: “É o senhor, sim, deputado Jair Bolsonaro!”

A partir deste momento, a sessão foi marcada por xingamentos e tentativas de prejudicar o andamento das discussões. Por conta de ameaças ouvidas no plenário, ao sair da Câmara dos Deputados a vice-presidente foi escoltada por diversos assessores, parlamentares, militantes e pela polícia legislativa.