NORBERTO MAZAI

Norberto Mazai

Curriculum

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Professor do Curso de Ciências Jurídicas do Centro Universitário – IESB e nos cursos EAD. Professor da Graduação e Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Coordenador e professor de Filosofia /Sociologia no Centro Educacional Leonardo da Vinci – DF. Membro do corpo editorial da Revista de Doutrina e Jurisprudência – RDJ – do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios-TJDFT.Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia Política e Filosofia do Direito; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e profissional. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau; formação pedagógica, reconhecimento e pensamento pós-metafísico. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade.

Programa de curso

EMENTA:

Oratória. Eloquência. Voz. Aparência. Gestos. Discurso. Argumento.

OBJETIVOS:

1. Aprimorar a linguagem, os gestos;
  2. Desenvolver a argumentação jurídica;
  3. Estimular o raciocínio crítico;
  4. Capacitar a expressão, através da oralidade, utilizando-se da linguagem técnica do discurso clássico;
  5. Desempenhar segurança e confiança na atividade profissional e interpessoal;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Oratória e Retórica;

Atributos da boa oratória do advogado.

1. A credibilidade, a voz e o medo.
  2. Vocabulário, expressão corporal e aparência.
  3. Expressão corporal e exercícios (preparação, dicção, gestos, olhar).
  4. Partes do discurso Clássico; tipos de discurso.
  5. Argumento e falácias.

METODOLOGIA:

As aulas serão expositivas, teóricas e práticas, apresentadas através de recursos multimídia, textos impressos, peças processuais, que serão disponibilizados para os alunos com antecedência.

BIBLIOGRAFIA:

COPI. I.M. Introdução à lógica.São Paulo: Mestre Jou, 1968.

FILHO, Juvenal, Savian. Argumentação: a ferramenta do filosofar. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MAZAI, Norberto. Oratória e Argumentação: aprenda a se comunicar com eficiência. Mimeo, 2015.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva, 2003.

_______. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir ideias. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

_______. Como se tornar um bom orador e se  relacionar  bem com a imprensa. São Paulo: Saraiva, 2001.

SANTOS, Mário Ferreira dos. Curso de oratória e retórica. São Paulo: Logos, 1998.

WILSON, John. Pensar com Conceitos. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CONTATOS ESA-DF

3035- 7292 – 3035-7222 – 3035-7287