SEBASTIÃO FAUSTINO

Sebastião Faustino

Curriculum

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990). Atualmente é Procurador Federal/AGU. Tem experiência na área de Direito Previdenciário e Direito Tributário. Mestre em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto/Portugal. No Ministério da Previdência Social, foi Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva e Conselheiro do Sescoop. Foi Coordenador-Geral de Benefícios e Diretor de Benefícios do INSS e Coordenador-Geral de Matéria de Benefícios na Procuradoria Federal/INSS e Conselheiro do Conselho de Recursos da Previdência Social. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor. Autor de livros e apostilas e professor.

Programa de curso

Objetivos Gerais:

Conhecer os conteúdos teóricos e práticos dos benefícios por encargos familiares e assistências (salário-maternidade, salário-família, pensão por morte, auxílio-reclusão e Benefício de prestação continuada – BPC/LOAS ou “benefício assistencial”) à luz da doutrina e da jurisprudência.

Objetivos Específicos:

Identificar as nuances das diversas espécies de benefícios que gatem a renda dos dependentes, no caso de ausência dos segurados e daqueles benefícios que suprem a renda dos trabalhadores ou garantem os mínimos sociais de pessoas com idade avançada ou em estado de necessidade.

PROGRAMA:

1 – Salário Maternidade

1.1. Definição

1.2. Carência

1.3. Qualidade de segurado e manutenção da qualidade de segurado

1.4. Data de início. Cálculo e Renda mensal do salário maternidade

1.5. Especificidades do salário maternidade

1.6. Antecipação e acréscimo da duração do salário maternidade

1.7. Concessão do salário maternidade ao cônjuge ou companheiro no caso de morte da segurada

1.7. Concessão do salário maternidade nos casos de adoção

1.8. Formas de pagamento e recebimento do benefício

1.9. Concessão e pagamento do salário maternidade à segurada desempregada