Professor

João Dino dos Santos

Curriculum

O Professor João Dino dos Santos tem Mestrado em linguística e, durante sete anos, trabalhou na Universidade de Brasília – UnB, na área de Letras e Tradução. Foi Coordenador de Curso e membro de Bancas Examinadoras para Professores e da própria Banca Corretora da Redação do Vestibular. Além disso, orientou Projetos Finais dos alunos de Tradução e publicou, no Jornal Interface, artigos sobre redações do Vestibular.

Escreveu a coluna Dicas de Redação, no Jornal dos Concursos e Empregos, e, durante quatro anos, foi facilitador do Projeto Ideal do SEBRAE. Elaborou, também, diversos artigos para a Revista Concurso em Foco.

Consultor de carreira aposentado da Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi Chefe da Unidade de Redação Parlamentar. Além disso, há vinte dois anos, oferece cursos em empresas e órgãos públicos, bem como mantém turmas regulares voltadas para concursos e vestibulares, com pleno sucesso de seus alunos. Foi Assessor Especial dos Deputados Augusto Carvalho, Paulo Roriz e Washington Mesquita, bem como dos Senadores Marconi Perillo e Cyro Miranda. Hoje acaba de lançar a página redacaoaplicada.com.br, que tem oferecido cursos on-line sobre redação oficial, pareceres e discursos no Legislativos, bem como sobre provas discursivas em concursos.

Programa de curso

EMENTA: Estratégias Intelectivas de compreensão e produção textual centradas na teoria das perguntas argumentativas e expositivas, bem como no controle fraseológico do texto e na lapidação do estilo

 

OBJETIVOS: Aperfeiçoar a capacidade de leitura e expressão escrita em língua portuguesa com foco na lógica da linguagem e no controle fraseológico do texto, com base nas relações lógicas do pensamento, expressas pela conectividade, coerência e coesão.

 

METODOLOGIA: aulas presenciais, com auxílio de multimídia e apostila complementar, a ser impressa pelos alunos, bem como plenárias de leitura e discussão de textos, inclusive os produzidos pela turma.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Seis encontros a serem realizados na Escola Superior de Advocacia da OAB/DF, de 19h30 as 22h30, duas vezes por semana, com foco nas estratégias de leitura e produção textual e na teoria das perguntas argumentativas e expositivas, bem como no controle fraseológico e na lapidação de estilo.

 

– Compreender a importância das perguntas como instrumento da organização lógica do pensamento;

– Distinguir a natureza de cada pergunta: expositiva ou argumentativa;

– Aplicar a estratégias das perguntas como instrumento de leitura de textos;

-Aplicar a estratégia das perguntas como instrumento de organização da produção textual;

– Compreender o sistema de geração de enunciados e parágrafos baseados na natureza da fraseologia e na relação lógica do pensamento e dos conectivos;

– Compreender a importância do controle da fraseologia do texto;

– Aplicar estratégias de controle fraseológico do texto;

– Compreender a importância da lapidação do estilo, eliminando o queísmo, o gerundismo e outros vícios de linguagem

–  Aplicar estratégias de lapidação do texto.

 

BIBLIOGRAFIA:

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