Objetivo:

Apresentar as principais premissas para a carreira docente no campo jurídico, incluindo os principais desafios do ensino do Direito.

Conteúdo Programático:

1. O Ensino do Direito – diretrizes curriculares 
1.1 A estrutura do curso de graduação
1.2 Estruturando um componente curricular
1.3 Planejamento de aulas

2. A trajetória didático-pedagógica do Direito no Brasil
2.1 Da “educação bancária” para o ensino do “nativo digital”
2.2 Gestão didático-pedagógica

3. Inovando a trajetória do ensino do Direito
3.1. Metodologias ativas
3.2 Inovação nas práticas pedagógicas

Metodologia:

Aulas expositivas com participação dos alunos por intermédio de práticas pedagógicas que ilustram as metodologias ativas apresentadas.

Público Alvo:

Advogados e bacharéis em Direito interessados em começar a carreira docente e recém-professores de ensino jurídico interessados em compreender melhor o campo do ensino do Direito.

Perfil da professora:

Julia Maurmann Ximenes
Advogada. Pós-Doutora em Direito pela Universidade da Califórnia. Professora de graduação, pós-graduação e mestrado. Coordenadora da Pós-Graduação e Extensão e Assessora Didático-Pedagógica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB).