Professor

Henrique César Fernandes

Curriculum

Bacharelado em História – UniCEUB – Brasília, DF, Brazil. Bacharelado em Direito – UNIDF – Brasília, DF, Brazil.

Especialista em Psicopedagogia Institucional – Faculdade Apogeu – Brasília, DF, Brazil. Especialista em Gestão Pública – Faculdade Apogeu – Brasília, DF, Brazil. Mestre em Ciências Políticas pela UnB – Brasília, DF, Brazil. Doutor em Filosofia Política pela Chelsea University – London, England. Doutor em Filosofia da Educação – Florida Christian University – Orlando, FL, USA. Post-Doc em Filosofia da Educação – Florida Christian University – Orlando, FL, USA.

Programa de curso

EMENTA:

A pesquisa, juntamente com o ensino e a extensão, formam a base da educação em nível superior. O conhecimento da metodologia científica permite ao aluno construir conhecimentos de forma autônoma, por meio da investigação, além de lhe possibilitar a expressão de olhares críticos para sua prática e para a sua área de atuação. Orienta desta forma, o estudo teórico, técnico e crítico para elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa, envolvendo a percepção dos tipos de conhecimentos e aprendizado sobre a investigação científica com ênfase nas classificações da pesquisa científico-acadêmica. Estabelece, ainda, a abordagem da natureza do conhecimento científico, assim como apresenta os pressupostos de aceitabilidade de um trabalho científico. Serão discutidos os procedimentos metodológicos para confecção do projeto de pesquisa, formatação, elaboração de bibliografia e todos os elementos envolvendo o trabalho acadêmico.

OBJETIVOS:

  1. Compreender o exercício da escrita como elemento constitutivo da produção e expressão do conhecimento;
  2. Utilizar as normas científicas para apresentação trabalhos e textos acadêmicos;
  3. Compreender e aplicar os princípios da metodologia científica em situações de apreensão, produção e expressão do conhecimento;
  4. Fornecer conhecimentos básicos sobre o método científico, a redação e a apresentação de trabalhos científicos;
  5. Desenvolver habilidades essenciais para a percepção científica, leitura crítica e elaboração de projetos acadêmicos;
  6. Disponibilizar elementos teórico-conceituais do campo da metodologia científica que possibilitem a construção de um exercício do fazer científico na academia;

METODOLOGIA:

Introdução à metodologia da investigação científica, apresentando à cadeira para validade e precisão dos resultados, bem como às questões éticas de uma investigação científica. Percepção dos conteúdos de trabalhos científicos, orientando o conhecimento e utilização dos aspectos metodológicos úteis para a apreciação crítica da literatura de pesquisa. Discute-se a possibilidade da ocorrência de vieses e de procedimentos inadequados da análise de dados. Apresenta-se roteiro de crítica metodológica aos artigos publicados nos mais diversos periódicos. Fornecer os conhecimentos básicos da metodologia científica mediante o aprendizado de modelos de pesquisa e informática, como instrumento de processamento e busca de informações. Protocolos de pesquisa, baseados em todo o aprendizado prévio, dando-se ênfase à metodologia do estudo a ser desenvolvido e às considerações éticas, apresentados e discutidos em seminários e bancas de avaliação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade I – CIÊNCIA E O CONHECIMENTO

  1. Medo, Misticismo e Ciência;
  2. A Evolução da Ciência;
  3. Os Métodos;
  4. O Conhecimento Científico;
  5. As Leis da Dialética.

Unidade II – O CAMINHO DA CIÊNCIA: O MÉTODO CIENTÍFICO

  1. O que é Metodologia da Pesquisa?
  2. O Método Científico;
  3. Método X Técnica;
  4. A Neutralidade Científica;
  5. Qualidades do Espírito Científico.

Unidade III – A PESQUISA

  1. Definição de Pesquisa;
  2. Classificação da Pesquisa;
  3. Quanto a Abordagem do Problema;
  4. Quanto aos Objetivos;
  5. Quanto a Natureza da Pesquisa;
  6. Quanto aos Procedimentos Técnicos.

Unidade IV –  LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

1- Leitura Analítica;

2- Estrutura Lógica de Elaboração de Texto;

3- Classificação do Texto;

4- Texto Científico e Argumentação;

5- Artigo Científico;

6- Relatório;

7- Resumo;

8- Resenha;

9- Fichamento;

10- Ensaio;

11- Paper;

12- Informe Científico. 

Unidade V –  METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

1- Projeto de Pesquisa;

2- Estrutura do Projeto de Pesquisa;

3- Formatação de um Problema de Pesquisa;

4- Roteiro Básico de Redação e Composição;

5- Referencial Teórico X Plágio;

6- Citações e Notas de Rodapé;

7- Normas Técnicas – ABNT; APA;

8- Monografias; Dissertações e Teses – Classificação e Diferenças;

9- Bancas de Qualificação e Defesa Final Pública. 

Unidade VI – DEFESA PÚBLICA – SLIDES

1- Quantidade e Composição;

2- Revisão;

3- Como preparar uma boa apresentação oral.

BIBLIOGRAFIA:

BÁSICA:

  1. ALVES, Rubem; Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo, Loyola 2012;
  2. BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
  3. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2015.
  4. FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa científica. Porto Alegre: Bookman, 2014.
  5. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
  6. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos; Pesquisa Bibliográfica, projeto e relatório; Publicações e Trabalhos Científicos. 8ª ed. Rev. amp. São Paulo: Atlas, 2015.

COMPLEMENTAR:

  • ALLEY, M. The craft of scientific presentations. Springer, New York, 241pp. 2013.
  • American Psychological Association. Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Manual de publicação da APA (6a ed., D. Bueno, Trad.). Porto Alegre: Penso, 2012.
  • ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2015.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas da B.N.T. para documentação. Rio de Janeiro., 2017.
  • ASTI VERA, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.São Paulo. Cortez, 2015.
  • BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: dois séculos de história. 2ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2017.
  • BARROS, Aidil de Jesus Paes de. LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. 12ª ed. Petrópolis. Vozes. 2012.
  • BEAUD, Michel. Arte da Tese. Como redigir uma tese Mestrado ou de Doutorado, uma monografia ou qualquer outro trabalho Universitário. São Paulo. Bertrand Brasil. 2016.
  • BEBBER, Guerino e MARTINELLO Darci, Metodologia Científica, Orientações Metodológicas para Projetos, UnC , Caçador , 2016.
  • BEUREN, Ilse Maria (org.) Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. Colaboradores. LONGARAY, André Andrade, RAUPP, Marco Aurélio batista de Sousa, COLAUTO, Romualdo Douglas, PORTON, Rosimere, Alves de Bona de. 3a ed 5. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2013.
  • BRISCOE, M. H. 1996. Preparing Scientific Illustrations: A Guide to Better Posters, Presentations, and Publications. Springer, New York. 2016.
  • CHASSOT, Áttico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2014.
  • CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  • DAVIS, M..Scientific papers and presentations. Academic Press, New York. 2017.
  • DAY, R. A. & GASTEL, B. How to write and publish a scientific paper. Greenwood Press, 6th edition. 2016.
  • DE POY E & GITLIN L.N. Introduction to Research. Ed Mosby. 2014.
  • DEMO, Pedro. Pesquisa. Princípio Científico e Educativo. 7ª ed. São Paulo. 2012.
  • Educar pela Pesquisa. 4ª ed. Campinas. Autores Associados.2013.
  • Pesquisa e Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 2014.
  • EVANS, A. How to write the best thesis or report. Melbourne University Press, Melbourne. 2013.
  • FACHIN, Odilia. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2014.
  • FEYERABEND P. Adeus à Razão. Ed. UNESP, 2013.
  • FREIRE, Paulo, Importância do Ato de Ler, São Paulo, Cortez,
  • GIL, Antonio C., Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª Ed. São Paulo, Atlas, 2015.
  • GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Edição 10. ed. Rio de Janeiro : Record, 2017.
  • KUHN T.S. A estrutura das revoluções científicas. Ed Perspectiva. 8 ed, 2013.
  • LOWY, Michael. Método Dialético e Teoria Política. Rio de Janeiro.Paz e Terra. 2012.
  • MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo, Atlas, 2012.
  • MINAYO, Maria C. Souza, e OUTROS. Pesquisa Social. Petrópolis, Vozes, 2014.
  • MORIN E. A Religação dos Saberes. Ed. Bertand Russel, 2014.
  • POPPER K. A Lógica da Pesquisa Científica. Ed Cultrix. 9 ed, 2011.
  • Conjecturas e Refutações. Ed. Almedina, 2013.
  • OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo. 2013.
  • OLIVEIRA NETTO, Alvim Antonio de. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2ª ed Florianópolis: visual books, 2015.
  • SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2014.
  • RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª Ed São Paulo: Atlas, 2013.
  • RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 29ª ed. Petrópolis. Vozes. 2016.
  • RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2016.
  • SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.
  • THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. São Paulo: Cortez, 2014.
  • VOLPATO, G. L. Publicação científica. ed. Botucatu: Tipomic. 2013.

CURRICULUM DO PROFESSOR:

TITULAÇÃO:

  • Licenciatura em História – UniCEUB – Brasília, DF, Brazil.
  • Bacharelado em Direito – UNIDF – Brasília, DF, Brazil.
  • Especialista em Gestão Pública – Faculdade Apogeu, Brasília, DF, Brazil.
  • Especialista em Psicopedagogia Institucional – Faculdade Apogeu, Brasília, DF, Brazil.
  • Mestre em Ciências Políticas pela UnB – Brasília, DF, Brazil.
  • Doutor em Filosofia Política pela Chelsea University – London, England.
  • Doutor em Filosofia da Educação – Florida Christian University – Orlando, FL, USA
  • Post-Doutor em Filosofia da Educação – Florida Christian University – Orlando, FL, USA.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

  • Assessoria do Gabinete da Secretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – SEEDF/GDF – Brasília, DF, Brazil.
  • Vice-Diretor do Centro de Ensino Médio Paulo Freire – SEE/GDF – Brasília, DF, Brazil.
  • Universidade de Brasília, Departamento de Pesquisa de Preservação do Patrimônio, Brasília, DF, Brazil.
  • Professor da Faculdade da Terra de Brasília, Brasília, DF, Brazil; Professor das Cadeiras de Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Turismo; Metodologia da Pesquisa Aplicada a Administração; Metodologia da Pesquisa Aplicada à Engenharia de Alimentos; Ciências Humanas e Sociais; Agências de Turismo e Viagens; Interpretação do Patrimônio Artístico; Coordenador do Bureau de Atendimento ao Turista-Lúcio Costa.
  • Professor da Faculdade Cambury, Formosa, GO; Brazil; Professor das Cadeiras de Agenciamento de Viagens; Organização e Promoção de Eventos e Interpretação do Patrimônio Histórico.
  • Professor da Faculdade Eurobrás, Brasília, DF; Brazil; Professor das cadeiras de Metodologia da Pesquisa Aplicada, Agenciamento Turístico e Gestão de Alimentos e Bebidas.
  • Professor da Faculdade Projeção, Brasília, DF; Brazil; Professor das cadeiras de Introdução ao Estudo do Direito, Ciências Políticas; Metodologia da Pesquisa Aplicada.
  • Professor da Florida Christian University, Orlando, FL; USA;
    Professor em diversas áreas da Educação, Business Administration, Neuromarketing, Coach, Ministry, etc.
  • Professor da Academy Of Arts University, San Francisco, CA; USA;
    Professor em diversas áreas da Art Education, Fine Arts, Writing for Film, Television & Digital Media.