LEONARDO GOMES DE AQUINO

Leonardo Aquino

Curriculum

Mestre em Direito. Pós-Graduado em Direito Empresarial. Pós-graduado em Ciências Jurídico Empresariais. Pós-graduado em Ciências Jurídico Processuais. Especialização em Docência do Ensino Superior. Autor na área jurídica, Articulistas em diversas revistas nacionais e internacionais. Conferencista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, atuando principalmente no seguinte tema: Direito Societário; Contratos Mercantis; Propriedade Intelectual, Títulos de Crédito; Falimentar; e Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem. Professor de Direito no sistema presencial e no semi-presencial (Ensino à Distância). Colaborador na Rádio Justiça. Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/DF Advogado.

Programa de curso

EMENTA:

Introdução aos Mercados de Capitais. Importância e estrutura dos mercados de capitais no Brasil. Objetivos da regulação do direito do mercado de capitais. Negociaçaõ de valores mobiliarios organizados. Mercado de balcão. Deveres e regras de conduta no mercado de capitais. Fiscalização do mercado de capitais.

OBJETIVO:

Promover a capacitação dos matriculados para compreender a função, deveres e direitos e regras do mercado de capitais.  Ao final da ação educacional, os participantes serão capazes de identificar riscos do mercado de capitais e seu funcionamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Introdução aos Mercados de Capitais e financeiro. Importância e estrutura dos mercados de capitais no Brasil. Objetivos da regulação do direito do mercado de capitais.
  2. Negociação de valores mobiliarios organizados. Tipos de títulos de empresas de capital aberto.
  3. Bolsa de Valores. Mercado de balcão. Deveres e regras de conduta no mercado de capitais.
  4. Fiscalização do mercado de capitais.

METODOLOGIA:

Aula dialogada

Utilização de mídia eletrônica (vídeos, áudio, banners)

Estudo de caso

BIBLIOGRAFIA:

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. 16. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais – Investimentos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2015

MELLAGI, A. & SANVICENTE, A. Z. Mercado de capitais e estratégias de investimentos. São Paulo: Atlas, 2016.

LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira. Fundamentos do mercado de capitais. São Paulo: Atlas, 2016

CONTATOS ESA-DF

3035- 7292 – 3035-72223035-7287