Professor

Décio Guimarães

Curriculum

É Advogado, especialista em Negociação, Vice Presidente da Comissão Especial de Mediação e Professor da ESA/OAB/DF, no Curso de Básico de Mediação  da OAB/DF sobre o  tema “Negociação”, ministrou palestras, em várias oportunidades, sobre o tema , Mediador Judicial, pelo NUPEMEC/TJDFT, Exerceu a função de OUVIDOR, sendo credenciado pela Associação  Brasileira de Ouvidores/Ombudsman(ABO), possui pós-graduação em “Trade Union Program”, pela  Universidade de Harvard,  possui especialização em  Negociação Coletiva do Trabalho         ( certificado em Labor Mediation pela Federal Mediation & Conciliation Service).

Programa de curso

 

Apresentação

 

A NEGOCIAÇÃO, certamente, já permeia todos os ambientes da nossa vida. Trata-se, também, de uma matéria de extrema importância para o sucesso e o deslinde de questões enfrentada no dia-a-dia do trabalho profissional.  Muitos tratam a matéria com uma arte, outros como uma ciência, mas o que precisamos entender que é uma técnica. Por isso, é de vital importância que incorporemos ao nosso cabedal de conhecimentos este instrumento de trabalho.

No que se refere a MEDIAÇÃO, demonstraremos os princípios, que regem este instituto, através de explicitação do Conflito e Mediação. Conceitos de mediação, Princípios da mediação, Voluntariedade, Imparcialidade, Neutralidade, Confidencialidade, Profissionalismo, também sobre o papel do mediador, suas técnicas e estratégias.

Ética do mediador.

O curso se desenvolverá em 3 módulos, onde serão apresentadas as mais diferentes maneiras de se negociar, com um breve histórico, estudo de casos e os principais métodos, já consagrados, que poderão ser de grande valia para a pratica jurídica dos advogados em início de carreira. Igualmente, no caso da MEDIAÇÃO, serão analisados casos e seus desdobramentos, no sentido do uso deste método para pacificação/resolução dos conflitos, seja no âmbito judicial ou extrajudicial.

 

 

Objetivos

 

  1. Traçar um histórico da evolução da Negociação
  2. Explicitar a legislação relacionada a Negociação em face do novo CPC
  3. Estabelecer relação com os métodos adequados de resolução de conflitos
  4. Evidenciar a importância da Mediação/ Negociação para a carreira do jovem advogado
  5. Identificar os principais cases de negociação/mediação
  6. Estabelecer algumas ações nestes campos, que podem facilitar uma melhor performance                                          trabalho do advogado.

 

Instrutor

É Advogado, especialista em Negociação, Vice Presidente da Comissão Especial de Mediação(2016/2018) e Professor da ESA/OAB/DF, no Curso de Básico de Mediação  da OAB/DF sobre o tema “Negociação”, e no curso NEGOCIAÇÃO PARA JOVENS ADVOGADOS, ministrou palestras, em várias oportunidades, sobre o tema, Mediador Judicial, pelo NUPEMEC/TJDFT, Exerceu a função de OUVIDOR, sendo credenciado pela Associação  Brasileira de Ouvidores/Ombudsman(ABO), possui pós-graduação em “Trade Union Program”, pela  Universidade de Harvard,  possui especialização em  Negociação Coletiva do Trabalho

(Certificado em Labor Mediation pela Federal Mediation & Conciliation Service).

 

Conteúdo Programático

 

  1. NEGOCIAÇÃO

1.1. Breve histórico

1.2. A Arte da negociação

1.3. Negociação no Mundo e no Brasil

  1. Conceitos e evolução da Negociação.

2.1. A Negociação como instrumento de Poder

2.2. Origens e evolução da Negociação.

2.3. A negociação pela ótica de Sun Tzu e Maquiavel

  1. A Ciência da Negociação

3.1. Como e quando negociar

3.2. Aspectos importantes da Negociação.

3.3.  Estratégias de Negociação.

3.4. Principais instrumentos utilizados na Negociação

3.5. Método Harvard de Negociação

 

 

  1. 4.  MEDIAÇAO

 

4.1. O que é a mediação

4.1.1.O que é Arbitragem

Lei 13.140/15

Resolução 125/CNJ e NCPC incentivos a este tipo de solução

2.2. Aspectos importantes da MEDIAÇAO

2.3. Vantagens

2.4. Mediação judicial – NUPEMEC e CEJUSC

2.5 Mediação extrajudicial