NORBERTO MAZAI

Norberto Mazai

Curriculum

Graduado em Filosofia pelo Centro Universit√°rio Franciscano (UNIFRA). Mestre em Educa√ß√£o pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutor em Educa√ß√£o pela Universidade de Bras√≠lia (UNB). Professor do Curso de Ci√™ncias Jur√≠dicas do Centro Universit√°rio ‚Äď IESB e nos cursos EAD. Professor da Gradua√ß√£o e P√≥s-Gradua√ß√£o do Instituto Brasiliense de Direito P√ļblico ‚Äď IDP. Coordenador e professor de Filosofia /Sociologia no Centro Educacional Leonardo da Vinci ‚Äď DF. Membro do corpo editorial da Revista de Doutrina e Jurisprud√™ncia ‚Äď RDJ ‚Äď do Tribunal de Justi√ßa do Distrito Federal e dos Territ√≥rios-TJDFT.Tem experi√™ncia na √°rea de Filosofia, em Hist√≥ria da Filosofia, Filosofia da Educa√ß√£o, Filosofia Pol√≠tica e Filosofia do Direito; na √†rea da Pedagogia, em √Čtica Pedag√≥gica e profissional. Eixos tem√°ticos de investiga√ß√£o: Iluminismo e pedagogia, com √™nfase em Rousseau; forma√ß√£o pedag√≥gica, reconhecimento e pensamento p√≥s-metaf√≠sico. Conceitos nucleares: racionalidade, a√ß√£o humana, a√ß√£o pedag√≥gica, forma√ß√£o pedag√≥gica, reconhecimento, educa√ß√£o natural, liberdade moral e maioridade.

Programa de curso

EMENTA:

Oratória. Eloquência. Voz. Aparência. Gestos. Discurso. Argumento.

OBJETIVOS:

1. Aprimorar a linguagem, os gestos;
  2. Desenvolver a argumentação jurídica;
  3. Estimular o raciocínio crítico;
  4. Capacitar a expressão, através da oralidade, utilizando-se da linguagem técnica do discurso clássico;
  5. Desempenhar segurança e confiança na atividade profissional e interpessoal;

CONTE√öDO PROGRAM√ĀTICO:

1. Oratória e Retórica;

Atributos da boa oratória do advogado.

1. A credibilidade, a voz e o medo.
  2. Vocabulário, expressão corporal e aparência.
  3. Expressão corporal e exercícios (preparação, dicção, gestos, olhar).
  4. Partes do discurso Cl√°ssico; tipos de discurso.
  5. Argumento e fal√°cias.

METODOLOGIA:

As aulas serão expositivas, teóricas e práticas, apresentadas através de recursos multimídia, textos impressos, peças processuais, que serão disponibilizados para os alunos com antecedência.

BIBLIOGRAFIA:

COPI. I.M. Introdução à lógica.São Paulo: Mestre Jou, 1968.

FILHO, Juvenal, Savian. Argumentação: a ferramenta do filosofar. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MAZAI, Norberto. Oratória e Argumentação: aprenda a se comunicar com eficiência. Mimeo, 2015.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibi√ß√Ķes. S√£o Paulo: Saraiva, 2003.

_______. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir ideias. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

_______. Como se tornar um bom orador e se  relacionar  bem com a imprensa. São Paulo: Saraiva, 2001.

SANTOS, Mário Ferreira dos. Curso de oratória e retórica. São Paulo: Logos, 1998.

WILSON, John. Pensar com Conceitos. S√£o Paulo: Martins Fontes, 2008.

CONTATOS ESA-DF

3035- 7292 ‚Äst3035-7222 ‚Äď 3035-7287