OBJETIVOS:

1.Entender o que é a Violência Obstétrica.
2.Sensibilizar os profissionais para o atendimento das vítimas.
3.Aprender a aplicar a legislação vigente aos casos.
4.Aprender a utilizar os dados nas ações cíveis.
5. Conhecer e aplicar a legislação vigente nos âmbitos civil, criminal e administrativo em casos de Violência Obstétrica.
6. Compreender a amplitude da violação dos direitos das mulheres e perceber a ausência de profissionais nessa área.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

6.4. Resoluções da Anvisa

7. Diferença de Violência Obstétrica e Erro Médico

METODOLOGIA:

A metodologia aplicada será a de explanação mediante slides, com demonstração de dados e evidências científicas. Além disso, alguns exemplos concretos de casos serão apresentados para elucidação dos casos.

Perfil do expositor:

Ruth Rodrigues Mendes Ferreira

Advogada e é capacitada em Violência Obstétrica pela ONG Artemis. Desde 2014 estuda sobre humanização do parto e, em 2016, lançou sua página Violência Obstétrica por Ruth Rodrigues. Em 2018, fundou o Nascer Direito, Coletivo Nacional de Advogadas que atua no enfrentamento à Violência Obstétrica, capcitando diversos profissionais e atuando como movimento social frente às situações que se apresentam nessa seara.É presidente da Comissão da Saúde da Subseção de Sobradinho.

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, Governo Federal. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Decreto-lei nº4.657/1942

BRASIL, Governo Federal. Lei do Sistema Único de Saúde. Lei Federal 8.080/1990.

BRASIL, Ministério da saúde. Diretrizes nacionais assistenciais ao parto normal. 2017.

BRASIL, Ministério da saúde. Secretaria Executiva. Portaria nº 1.067/2005;

BRASIL, Ministério da saúde. Secretaria Executiva. Portaria nº371/2014;

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (FEBRASGO). Organização Mundial da Saúde lança 56 recomendações para tentar diminuir as cesáreas. São Paulo, 14 mar 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2018

LEAL, Maria do Carmo et al. (org). Pesquisa Nascer no Brasil: Sumário executivo temático. 2014. Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/anexos/nascerweb.pdf>. Acesso em: 06 de Junho de 2019.

MEDICINA, Conselho F. Código de ética médica. Resolução CFM – 2.217/2018;

ODM. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Relatório Nacional de Acompanhamento/Coordenação: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos; supervisão: Grupo Técnico para o acompanhamento dos ODM. – Brasília : Ipea : MP, SPI, 2014. 208 p. : il., gráfs., mapas color.

ONU. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Nova Iorque, 205. Disponível em https://nacoesunidas.org/pos2015/ods3/