[efsnotification type=”” style=”” close=”false” ]OUVIDORIA[/efsnotification]

Bem-vindo à Ouvidoria da OAB/DF

A Ordem ouve voc√™!¬†Por meio deste canal de comunica√ß√£o √© poss√≠vel a qualquer cidad√£o apresentar den√ļncias, reclama√ß√Ķes, sugest√Ķes, solicita√ß√Ķes de informa√ß√£o e elogios.Aqui a sua manifesta√ß√£o ser√° tratada com respeito, independ√™ncia, isen√ß√£o e √©tica. Esse √© o nosso compromisso.

A Ouvidoria da OAB/DF trabalha pela valorização dos questionamentos de cada cidadão que recorre ao órgão, com independência e imparcialidade na condução das demandas recebidas.

A Ouvidoria √©¬† √≥rg√£o criado pela gest√£o 2010/12 da OAB/DF. Sua miss√£o √© ampliar os canais de comunica√ß√£o por meio dos quais os advogados criticam, fazem sugest√Ķes e opinam sobre os rumos da entidade que os representa. Foi criada pela Resolu√ß√£o n¬ļ 2, de 4 de fevereiro de 2010. D√° respostas efetivas ou soluciona os problemas apontados.

O objetivo √© melhorar os servi√ßos prestados pela OAB/DF, pelo Judici√°rio e pelos √≥rg√£os p√ļblicos aos advogados.

Advogados e cidad√£os podem entrar em contato com a Ouvidoria pelos telefones (61) 3035-7276, 3035-7282, pelo formul√°rio abaixo¬†ou no 4¬ļ andar da sede da Seccional.

A OAB/DF informa que nossa Ouvidoria n√£o est√° apta a responder ao p√ļblico em geral, nem a advogados, sobre questionamentos de ordem jur√≠dica como consultas, pareceres etc. Nossa sugest√£o nestes casos √© consultar um advogado ou procurar os servi√ßos gratuitos da FAJ – Funda√ß√£o de Assist√™ncia Judici√°ria, que funciona tamb√©m no edif√≠cio-sede, somente para fam√≠lias que ganham at√© dois sal√°rios m√≠nimos.

[efsnotification type=”” style=”” close=”false” ]FORMUL√ĀRIO DE CONTATO[/efsnotification]

 

falemanifestacao

 

 

 

[efsnotification type=”” style=”” close=”false” ]PROP√ďSITO[/efsnotification]

Ao longo da elabora√ß√£o e do desenvolvimento do Projeto de Institucionaliza√ß√£o do Servi√ßo de Ouvidoria da OAB/DF, o que se p√īde depreender, de forma bastante sint√©tica, foi que se trata de uma importante iniciativa rumo √† melhoria dos processos internos, bem como do estreitamento das rela√ß√Ķes da OAB/DF com os advogados e o cidad√£o usu√°rio.

Alguns pontos ficaram marcados por sua relev√Ęncia: ‚ÄúO Ouvidor n√£o √© um cr√≠tico de plant√£o, mas, sim, um agente permanente de defesa das prerrogativas e da cidadania‚ÄĚ. Dessa forma, o Servi√ßo de Ouvidoria dever√° se abastecer de conhecimentos atinentes √† OAB‚ÄďDF, para poder melhor representar o advogado e o cidad√£o-usu√°rio acerca de seus pleitos, sem, com isso, ferir suscetibilidade ou desgastar o relacionamento interno e externo. Agindo assim, estar√° legitimando sua a√ß√£o de representar a classe e o cidad√£o e, ao mesmo tempo, promover a parceria interna na institui√ß√£o, aprimorando os relacionamentos entre a organiza√ß√£o, Advogados e o cidad√£o-usu√°rio.

Com o prop√≥sito de implantar uma vis√£o institucional inovadora e promover um melhor relacionamento com o Advogado e com o cidad√£o-usu√°rio, a Ouvidoria da OAB‚ÄďDF, recentemente implantada por meio da Resolu√ß√£o n¬ļ 2, de 4 de fevereiro de 2010, est√° incumbida, essencialmente, de receber manifesta√ß√Ķes sobre os servi√ßos e atividades de qualquer √≥rg√£o da seccional ou a ela vinculados, cabendo ao ouvidor-geral encaminh√°-las √† Dire√ß√£o da Seccional e aos demais √≥rg√£os competentes, bem como apresentar projetos, visando sempre a aperfei√ßoar a qualidade do servi√ßo prestado.

¬†[efsnotification type=”” style=”” close=”false” ]OBJETIVOS GERAIS[/efsnotification]

A Instala√ß√£o de √ďrg√£o representativo do Advogado e do cidad√£o-usu√°rio junto √† OAB‚ÄďDF se efetiva baseada no uso da tecnologia da informa√ß√£o e na cria√ß√£o de canais de comunica√ß√£o direta ‚ÄĒ internet, e-mail, telefone 0800, carta ‚Äúporte pago‚ÄĚ, fac-s√≠mile (‚Äúfax‚ÄĚ), presencial, etc. ‚ÄĒ, entre a sociedade e o Servi√ßo de Ouvidoria da OAB‚ÄďDF, com as seguintes caracter√≠sticas:

  • ser um √≥rg√£o auxiliar que estabelece elo entre os Advogados e sua entidade profissional de classe, estreitando o relacionamento entre os membros da categoria e seus representantes;
  • colaborar internamente com o aperfei√ßoamento da institui√ß√£o, mediante gest√£o flex√≠vel, colaboradora e pr√≥-ativa, a fim de viabilizar √† Seccional o cumprimento de suas finalidades como entidade representante da classe profissional;
  • acompanhar a atua√ß√£o da Se√ß√£o e das Subse√ß√Ķes, apresentar cr√≠ticas e sugest√Ķes para o aprimoramento da administra√ß√£o, com poderes para requisitar informa√ß√Ķes, receber reclama√ß√Ķes e mandar process√°-las, bem como sugerir a instaura√ß√£o de inqu√©ritos e sindic√Ęncias.
[efsnotification type=”” style=”” close=”false” ]OBJETIVOS ESPEC√ćFICOS[/efsnotification]
  • receber reclama√ß√Ķes e sugest√Ķes relativas a servi√ßos inerentes √† OAB‚ÄďDF;
  • receber den√ļncias de pr√°ticas de irregularidade e de atos que ferem o estatuto da OAB, por parte de funcion√°rios, colaboradores e Advogados filiados √† OAB‚ÄďDF;
  • ampliar a capacidade do cidad√£o-usu√°rio de participar das a√ß√Ķes administrativas, na forma de subs√≠dios que propiciem a√ß√Ķes de melhoria nos servi√ßos prestados pela OAB‚ÄďDF;
  • identificar pontos e oportunidades de melhoria de processos direta ou indiretamente relacionados aos servi√ßos prestados pela OAB‚ÄďDF, notadamente na forma de relat√≥rios estat√≠sticos. etc.