Escritório Modelo realiza 140 atendimentos por mês

Os desafios que permeiam o início da carreira de advogadas e advogados recém-formados não são poucos. Eles vão desde a falta de um local fixo para receber clientes, até o acesso limitado às plataformas digitais, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Pensando em todos esses percalços, a OAB/DF desenvolveu, na gestão de Ibaneis Rocha, o Escritório Modelo, local que funciona como núcleo de auxílio a esses profissionais recém iniciados na carreira e que por isso precisam de mais atenção. Atualmente, são três unidades: na sede da Seccional, na 516 Norte, no Edifício Office Tower e na Subseção de Taguatinga.

O coordenador do Escritório Modelo, Hamilton Amoras, ressalta que a OAB/DF é a única entidade de classe que presta esse serviço para a jovem advocacia. “Neles, jovens advogados e advogadas recebem orientação tributária, auxílio na elaboração de contratos e na cobrança de honorários, salas para atender clientes, impressões de qualquer documento. Trata-se de um auxílio e tanto”.

Os escritórios-modelo têm sido bem recebidos pela advocacia jovem do Distrito Federal que utilizam diariamente as suas dependências. Apenas na unidade do Edifício Office Tower, foram 1.078 atendimentos ao longo do ano de 2017, o que demonstra o engajamento da comunidade advocatícia no projeto.

Em 2018, os números são ainda melhores. A média é de 140 atendimentos (presencial e por telefone) por mês nas unidades da 516 Norte e do Office Tower e a expectativa é que cresçam ainda mais com a inauguração do escritório-modelo de Taguatinga em setembro último. Importante ressaltar que o atendimento à jovem advocacia nas unidades é feito mediante agendamento.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, destaca que caminhar ao lado da jovem advocacia sempre foi uma prioridade da atual gestão. “Nos orgulhamos muito dos escritórios-modelo porque desconhecemos qualquer outra entidade de classe que tenha essa assessoria para os jovens advogados. Oferecer suporte aos jovens advogados e advogadas sempre foi uma de nossas prioridades. Os números revelam que a jovem advocacia tem se utilizado da nossa estrutura. E foi justamente nesse intuito que os Escritórios-Modelo foram criados”.

O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, afirma que o Escritório Modelo atende as necessidades dos jovens advogados e também daqueles que já têm experiência na área. “É um modelo facilitador tanto para quem está começando a carreira agora, quanto para quem já tem tempo de profissão e está enfrentando uma crise. A ideia é que esse modelo de escritório se replique em todas as subseções do Distrito Federal”.

Sala OK Office Tower – Inaugurado no dia 23 de outubro de 2017, o local conta com coworking, Espaço CAA/DF, salas de reunião, salas de atendimento privativo, além de várias estações de trabalho. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e pode ser utilizado gratuitamente por todos os juristas do DF. O agendamento de orientação jurídica para advogadas e advogados iniciantes é feito pelo número: 3035-7229. Os demais serviços podem ser acessados sem agendamento.

Escritório Modelo 516 Norte – O escritório funciona desde 2013 nas dependências da sede da OAB/DF e foi reinaugurado em setembro deste ano. O espaço conta com ambiente amplo e climatizado, computadores novos com acesso à internet e salas de reunião e atendimento. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10 às 19 horas. O agendamento de orientação jurídica para advogadas e advogados iniciantes, assim como a reserva da sala de reunião, é feito pelo número: 3035-7229. Os demais serviços podem ser acessados sem agendamento.

Escritório Modelo Taguatinga – Inaugurado no dia 28 de setembro de 2018. O escritório, com aproximadamente 70 m², oferece duas salas de atendimento, uma de coordenação e uma de reunião, 12 baias com computadores conectados à internet e com o Processo Judicial Eletrônico, impressoras e uma sala de estar. O agendamento de orientação jurídica para advogadas e advogados iniciantes é feito pelo número: 3035-7229. Os demais serviços podem ser acessados sem agendamento.