“A advocacia assegura a observância dos direitos constitucionais” – Lincoln de Oliveira

A Seccional do Distrito Federal realizou na tarde desta quarta-feira (12) a solenidade de entrega de carteira a 54 novos advogados e advogadas. O evento contou com as presenças do advogado Lincoln de Oliveira como paraninfo e do orador Rafael Ferreira Feitosa dos Santos.

O orador ressaltou a importância da advocacia na defesa da democracia para que os indivíduos tenham seus direitos respeitados: “Esse é exatamente o orgulho da advocacia: atrapalhar aqueles que querem violentar ou se aproveitar dos mais fracos. Ser advogado não é apenas uma opção, mas uma vocação que exige coragem e ousadia para lutar em defesa dos fracos e oprimidos, em um sistema jurídico deficitário. Ninguém será capaz de calar a voz da jovem advocacia. Continuaremos lutando pelo Regime Democrático de Direito, nossa voz nunca será silenciada.”

O paraninfo Lincoln de Oliveira destacou a urgência da união de advogados e advogadas na defesa dos cidadãos e do Estado Democrático de Direito. “A advocacia definha nas sombras do autoritarismo porque o confronta e somente prospera dentro do Estado Democrático de Direito. O papel social e institucional do advogado é imprescindível nos regimes democráticos e assegura na esfera jurídica a todos os cidadãos a observância aos seus direitos constitucionais e legais. Não esmoreçam e se juntem a nós nessa tarefa, mas nunca percam a ternura.”

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, classificou a OAB como uma entidade que luta pelo cidadão. “Nós passamos a ser lutadores e passam a ser os olhos e ouvidos da casa da democracia que é a Ordem dos Advogados do Brasil. Há um claro movimento de diminuição da advocacia, de tentativa de recrudescimento da nossa representação política. O verdadeiro herói de um processo judicial é a defesa que não está patrocinada pelo poder do Estado.”

Também estiveram presentes na cerimônia o conselheiro Federal, Severino Cajazeiras; o diretor-tesoureiro Antonio Alves; o secretário-geral da CAA/DF, Maxmillian Patriota; a presidenta da Comissão de Tecnologia da Informação, Hellen Falcão; a presidenta da Comissão dos Direitos da Família, Liliana Marquez; a presidenta da Comissão de Seguridade Social, Thaís Riedel; o presidente da 10ª Turma do TED, Cleider Rodrigues; o conselheiro Seccional Claudio de Alencar; o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando de Assis; o conselheiro Seccional José Domingos Rodrigues; o vice-presidente do TED, Walter de Castro; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson de Menezes; o presidente da Subseção do Gama, Amaury dos Santos; o presidente da Subseção do Paranoá, Valdir de Castro; o presidente da Subseção de Planaltina, Dalton Ribeiro; o presidente da Subseção de Sobradinho, Márcio de Sousa; o diretor-tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago; a vice-presidenta da Subseção de Sobradinho, Aline Guida; o secretário-geral da Subseção de Sobradinho, Márcio Eduardo Caixeta; o membro honorário vitalício, Esdras Dantas; a coordenadora da OAB Estágio, Maysa Amaral; o secretário-geral da Comissão Jovem, Emanuel Sales; a conselheira Seccional Lúcia Bessa; o presidente da Comissão de Direito Autoral, Rafael Oliveira; o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vinícius Fonseca; e a conselheira e presidente da Comissão de Direito de Família da Subseção de Taguatinga, Myriam Ribeiro.