Ana Paula Meneses e Denise da Costa Eleutério assumem cadeiras no Conselho Pleno da OAB/DF

Duas novas conselheiras assumem vagas no Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), nesta quinta-feira (19), Ana Paula Meneses, membro da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, e Denise da Costa Eleutério, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial. Elas tiveram seus nomes aprovados e aplaudidos na reunião do Pleno, realizada de modo híbrido (em plenário e virtualmente).
Deixaram o Conselho Pleno, nesta data, Kelly Coimbra e Claudia Tereza Sales Duarte. O presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Jr., prestou homenagens a ambas pelos relevantes serviços prestados e desejou sucesso em novos desafios que estão abraçando em suas carreiras profissionais.

Ana Paula e Denise foram homenageadas pelo presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Jr., pelas presidentes das comissões em que já atuam, Liliana Marquez e Josefina Serra dos Santos, respectivamente, e pelos colegas conselheiros.

As novas conselheiras prestaram o juramento, lido pelo presidente Délio, e falaram da emoção e da alegria de compor o Conselho Pleno, colocando-se à disposição de todos. Especialmente, Denise destacou o simbolismo de ser nomeada na véspera do Dia da Consciência Negra, que será celebrado amanhã, 20 de novembro.

FLORES E HOMENAGENS

Ana Paula estava em plenário e recebeu flores da presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB/DF, Liliana Marquez. “Ana Paula já atua conosco e pelo IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Tenho certeza que vem abrilhantar e contribuir com o Pleno”, afirmou Liliana.

On-line, a conselheira Maria Cláudia Azevedo de Araújo reforçou as boas-vindas: “Quem não é amigo da Ana Paula fará amizade! Ela é uma pessoa maravilhosa! Vai ajudar em tudo! Aqui somos como um colar, e no meio está o diamante, o presidente Délio. Todos somos como gemas preciosas, cada um tendo seu valor e agora, juntam-se, fazem parte desse colar, as doutoras Ana Paula e Denise.”

A presidente da Comissão da Igualdade Racial, Josefina Serra dos Santos, agradeceu o carinho do Conselho Pleno e disse que o convite para mais uma integrante da comissão participar do Pleno é um “presente”. Ela disse que estava muito emocionada. “Isso acontece porque essa gestão é aberta e está preocupada com a questão racial. A OAB/DF é referência neste país.”

AS HOMENAGEADAS

Denise da Costa Eleutério, que é vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial, foi indicada pelos seus pares. “Agradeço a todos. Especialmente porque amanhã é dia da Consciência Negra. E, portanto, muito simbólico passar a integrar este Pleno.”

Continuando seus agradecimentos, Denise falou que é uma honra trabalhar com a doutora Josefina. “A OAB/DF é minha casa e o meu lugar. Não esqueço quando a doutora Daniela Teixeira me abraçou e disse: a casa é sua. Venha trabalhar com a gente! Agradeço ao dr. Delio pelo trabalho incessante, contra a discriminação racial em especial.

Racismo é um problema de toda sociedade que busca a democracia. A Ordem tem de estar atenta à efetiva luta pela equidade e pela igualdade de direitos.

Ana Paula agradeceu o carinho da OAB/DF. “Estou aqui agradecendo, também, o apoio que já recebi no ano passado quando disputei uma indicação pelo quinto constitucional. Agradeço a diretoria, Liliana e Maria Cláudia, pelas homenagens. E digo: usem a minha humilde capacidade de ajudar vocês no Conselho.”

Comunicação OAB/DF
Texto: Montserrat Bevilaqua
Fotos: Valter Zica