Caravana de Prerrogativas vai a fóruns e delegacias do Gama e Santa Maria

A Caravana de Prerrogativas da OAB/DF esteve, nesta quinta-feira (8/8), no Gama e em Santa Maria. A comitiva formada pelas diretorias da seccional e da subseção do Gama e de Santa Maria e por representantes das comissões e da Procuradoria de Prerrogativas da OAB/DF passou pelos fóruns e delegacias das duas regiões administrativas, além da unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No Gama, a primeira parada foi na 20ª Delegacia de Polícia, onde o grupo foi recepcionada pelo delegado-chefe Francisco Antônio da Silva. No encontro, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, propôs a abertura de uma sala de apoio à advocacia na delegacia. “Estamos de portas abertas para a causa de vocês”, disse o delegado Francisco Antônio.


O delegado Francisco Antônio prometeu
avaliar a proposta da OAB/DF de incluir
uma sala da advocacia na unidade policial

A vice-presidente da subseção do Gama e de Santa Maria, Graciela Slongo, ressaltou a importância de se ter uma sala para advogados e advogadas na unidade policial. “Muitas ocorrências criminais chegam nesta DP e seria bom se pudéssemos atender as vítimas em uma sala apropriada, principalmente, em casos de violência contra a mulher”, explicou.

O presidente da subseção, Amaury Santos de Andrade, reforçou a importância do apoio dos policiais. “A cordialidade entre a OAB e a polícia pode, e muito, ajudar a todos”, disse.

INSS
Outro local visitado pela Caravana de Prerrogativas foi o INSS, onde advogados e advogadas realizam diversos atendimentos. “Há algumas reclamações quanto às prerrogativas da advocacia no INSS”, justificou o presidente da OAB/DF. “Estamos aqui para propor melhorias que nos permitam andarmos juntos”, disse ele ao chefe de atendimento do INSS, Robson Castro, que recepcionou a comitiva.


No INSS, o presidente da OAB/DF mostrou a
legislação com as prerrogativas da advocacia

“Estamos ajustando as rotinas na agência para melhor atender o público e os advogados. O objetivo é ajudar a todos”, destacou Robson, que acertou com a diretoria da subseção uma nova visita para alinhar as demandas.

A Caravana também foi recebida pelo juiz da Vara do Trabalho do Gama, Claudinei da Silva Campos, que apoio a campanha. “A OAB vem atuando conosco e espero que continue nas frentes decisivas do tribunal”, destacou o magistrado.

Ainda no Gama, a comitiva passou pelo Fórum, onde foi recebida pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Manoel Franklin Fonseca Carneiro. “Eu entendo a demanda dos advogados, pois já atuei na advocacia. Estamos abertos a ajudar”, disse o magistrado. Já no Fórum de Santa Maria, o grupo visitou a sala de apoio à advocacia e o núcleo da Fundação de Assistência Jurídica da OAB/DF (FAJ/DF).


O juíz Manoel Franklin recebeu a Caravana
de Prerrogativas da OAB/DF em seu gabinete

Além de membros da subseção e de suas comissões, participaram da Caravana o secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira; a presidente da Comissão de Prerrogativas, Magda Ferreira de Souza, e o vice-presidente, Geraldino Santos Nunes Júnior; e o titular da Comissão de Honorários, Rubens Curcino Ribeiro. O presidente da subseção de Valparaíso da OAB/GO, José Zito do Nascimento, também esteve com o grupo em uma das agendas. “É importante essa interação entre as subseções do Distrito Federal e do Goiás”, comentou.

Na próxima segunda-feira (12/8), a caravana estará no Paranoá.

Confira abaixo o calendário de visitas:
13/8: Bandeirante e Riacho Fundo
14/8: Planaltina
15/8: São Sebastião
20/8: Sobradinho
21/8: Águas Claras
22/8: Brazlândia
28/8: Samambaia e Recanto das Emas

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica