Carreiras OAB/DF: aplicadas as provas do programa de residência jurídica

A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aplicou, neste sábado (31/8), as provas de seleção dos advogados e advogadas que participarão do programa de residência jurídica do Carreiras OAB/DF, projeto de mentoria, networking e orientação na carreira jurídica destinado à advocacia iniciante.

Um total de 229 candidatos se inscreveram para disputar as 50 vagas oferecidas pelo programa. Com 40 questões de múltipla escola, as provas foram aplicadas no período da manhã. Antes do início do exame, a conselheira federal Raquel Cândido, uma das idealizadoras do projeto ao lado da vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, fez uma exposição sobre o programa de residência jurídica e deu conselhos aos jovens profissionais. O resultado preliminar da prova sairá no próximo dia 6 de setembro. O curso começa em 8 de outubro. Saiba mais aqui.

A Residência Jurídica é um programa de capacitação de jovens advogados e advogadas até o quinto ano de inscrição na OAB/DF. O projeto prevê modalidades teórica e prática. As aulas teóricas ocorrerão na Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF), da OAB/DF, em um total de 340 horas, enquanto a parte prática se dará dentro de escritórios de advocacia. Vinte e cinco sociedades estão conveniadas para o aprimoramento da prática.

“Os advogadas e advogadas dos escritórios funcionarão como mentores. A ideia é que os jovens profissionais possam vivenciar as práticas diárias de um escritório de advocacia”, explica a vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno.

Para a conselheira federal e presidente da Comissão Especial de Defesa da Concorrência da OAB Nacional, Raquel Cândido, “esta é uma oportunidade da advocacia jovem se profissionalizar com qualidade e enfrentar o mercado de trabalho com segurança e conhecimento”. Ela acredita que a residência tem o poder de potencializar o que os advogados e advogadas sabem. “Queremos que os jovens saiam mais capacitados para efetuarem suas escolhas na advocacia”, afirma.

 

Comunicação Social OAB/DF
Texto: Omara Soares (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Lara Cristine