OAB/DF lança Carreiras TEC

Objetivo é ampliar programa de emprego para capacitar jovens advogados em novas tecnologias

A partir de 1º de dezembro a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) abre inscrições para o novo programa do projeto Carreiras, que se chamará Carreiras TEC. Ele será um programa de empregabilidade para jovens advogados com foco na capacitação de profissionais que tenham conhecimento sobre as tecnologias mais modernas aplicadas aos serviços jurídicos, tais como inteligência artificial, automação de documentos, jurimetria, visual law (uso de elementos visuais para tornar o Direito mais claro e compreensível), entre outras.

Segundo o conselheiro e coordenador de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, “trata-se de uma oportunidade imperdível de capacitação para inserção no mercado de trabalho porque o mercado pede profissionais que compreendam e utilizem bem as novas ferramentas da tecnologia (inteligência artificial, automação de documentos, jurimetria e visual law)”.

Abdala esclarece que os desafios dos escritórios, neste momento, passam por estabelecer preço razoável, ter qualidade técnica e saber fazer análise estratégica econômica. É preciso entender se vale a pena seguir com uma ação, ou ingressar com recursos ou fazer um acordo. “É por isso que o mercado deseja contratar quem sabe usar ferramentas tecnológicas que ajudarão a ter mais precisão nessas respostas. Não dá mais para o advogado para trabalhar apenas com planilha de Excel e Word.”

A OAB/DF já desenvolve o programa Carreiras, que visa a empregabilidade da jovem advocacia em competências tradicionais do Direito – aperfeiçoamento em áreas como Direito Civil e do Trabalho –, bem como habilidades comportamentais. O Carreiras é coordenado pela vice-presidente da OAB-DF, Cristiane Damasceno, e pela conselheira federal Raquel Candido. Já é realizado por meio de cursos, palestras, programas de mentoria.

O novo curso, na prática, amplia essa formação com foco em tecnologia. “A formação oferecida pelo Carreiras TEC trará o que existe de mais moderno em tecnologia aplicada aos serviços da advocacia e, assim, servirá ao propósito da advocacia de alcançar novos espaços no mercado de trabalho. Não existe outro curso como esse projeto oferece no Brasil”, detalha Abdala.

Futuramente, escritórios poderão apresentar problemas a serem resolvidos por alunos, que poderão contar com a mentoria dos professores para buscar soluções. Será uma forma de aproximação com o mercado.

PARCEIROS

O curso ofertado é desenvolvido em parceria com o Jusbrasil, startup de Direito e Tecnologia, e com a FintEd, plataforma educacional, que é liderada por Alexandre Zavaglia, também, coordenador do curso.

A capacitação será totalmente on-line e com aulas telepresenciais. Os professores são especialistas e os próprios donos das startups que fazem tecnologias na área jurídica.

Na estratégia deles serão apresentadas ferramentas que o mercado pede e que grandes empresas e escritórios usam. É, portanto, uma oportunidade para que a jovem advocacia do Distrito Federal cresça!

Alexandre Zavaglia, que elabora um dos cursos do projeto, entende que demandas como a proteção de dados e o uso de tecnologias exigem cada vez mais a capacitação da advocacia.

“O mundo passa por grandes transformações e mudanças tecnológicas. Isso exige que advogadas e advogados, juízes e promotores estejam preparados para essas novas questões. A tendência mundial é que cada vez mais o mercado jurídico entregar o seu serviço por meio de plataformas”, analisa.

O anúncio desse curso aconteceu durante a X Conferência da Advocacia do Distrito Federal. Você pode ver aqui o painel com Abdala e Zavaglia.

Fique atento à abertura das inscrições e novas informações por meio do site e redes sociais da OAB/DF.

Comunicação OAB/DF
Texto: Montserrat Bevilaqua e Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)
Fotos: Valter Zica

Crédito de ilustração da capa (uso gratuito): rawpixel.com – br.freepik.com