A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) inaugura, nesta sexta-feira (5/7), a Central de Atendimento de Sistemas Eletrônicos. A partir das 9h, profissionais estarão disponíveis para ajudar os advogados e advogadas a tirarem dúvidas e solucionarem problemas durante o uso de oito plataformas, entre elas o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

O atendimento será feito pelo telefone 3035-7260, que, apesar de ser um número fixo, atenderá também por meio do WhatsApp. Ou seja, o usuário poderá optar por enviar uma mensagem para a central, onde dois funcionários estarão à disposição da advocacia diariamente, em dias úteis, de 9h às 19h.

Além do PJe e do SEEU, a central vai auxiliar no uso dos sistemas eletrônicos Apolo, E-PROC, E-SAJ, Tucujuris, Projudi, além das plataformas digitais do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Essa é mais uma medida da OAB/DF para modernizar os processos de atendimento e apoio à advocacia”, afirma a vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno.

Ela explica que o novo canal visa, além de modernidade, acessibilidade no meio do direito, evitando que o profissional da advocacia precise sair de casa para tirar dúvidas.  “A central possibilita que possamos ajudar o advogado aonde ele estiver: em qualquer lugar do país, ou até fora dele, como numa viagem internacional, por exemplo”, completa Cristiane Damasceno.

Outro apoio que ainda será disponibilizado para os advogados e advogadas será o suporte remoto nível 2, em que, caso a solução do problema não se resolva por telefone, a equipe da OAB/DF poderá fazer o atendimento por meio do computador do próprio profissional. Para isso, será necessário a adesão de termos que serão enviados por e-mail para que o problema seja solucionado manualmente pela equipe de suporte.

Capacitação
Desde o início da atual gestão, outras ações tem sido desenvolvidas para apoiar a advocacia no uso dos sistemas eletrônicos. A Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB/DF organizou três edições do curso PJe-Calc gratuitamente.

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/DF também tem oferecido, a preços acessíveis, cursos para o uso das plataformas. Saiba mais aqui. Fique de olho também em nossas redes sociais para receber informações sobre os cursos ofertados.

Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica