“Elas sabem o que falam”, OAB abre Conferência da Mulher Advogada

Mais de 500 pessoas participaram, nesta sexta-feira (17), da abertura da Conferência Distrital da Mulher Advogada, que conta com 90 palestrantes mulheres em 18 painéis temáticos. Ao abrir o evento, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, demonstrou toda sua admiração pela garra das mulheres.

“O que mais admiro nas mulheres são vossas inteligentes e talentos, mas acima de tudo a obstinação no alcance dos objetivos. Esse tipo de desejo é o que nós queremos. Que me perdoem as outras Seccionais, mas nossos bosques têm mais vida”, disse Costa Couto ao comentar que em razão da conferência a Seccional lançou um selo comemorativo.

Os painéis temáticos, que têm início no período da tarde, visam discutir temas como a violência contra a mulher, divórcio litigioso, mulheres encarceradas, como montar o seu próprio escritório, saúde da mulher, sub-representação da mulher na política e prerrogativas.

Em seu discurso, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristina Tubino, falou sobre a história da legislação brasileira e os avanços com relação ao direito da mulher. “Apesar da existência de uma evolução legal, o preconceito e a desigualdade ainda existem de forma clara ou velada. Infelizmente a ideia de que a mulher é menor e submissa ainda encontra eco na sociedade e precisamos combater isso. Ainda precisamos provar todos os dias que somos capazes”.

Cristina ainda falou sobre o fato de vários eventos jurídicos serem realizados sem a presença de nenhuma mulher. Por esse motivo, a organização do evento decidiu que todas as palestrantes do evento seriam mulheres. “Decidimos fazer dessa forma porque nós sabemos a importância da voz da mulher quando somos silenciadas. Basta de sermos silenciadas com violência, com ironia ou por quem nos trata como se fossemos menos. temos o dever de fazer um mundo melhor para nossos filhos, um lugar onde as oportunidades sejam verdadeiramente iguais e que o respeito  ao outro exista independente da religião, da aparência, da gênero, do sexo ou da escolha pessoal de cada um”.

O evento conta com a coordenação científica da vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristina Alves Tubino, e da diretora da Comissão, Thayrane da Silva Apóstolo.

Compuseram a mesa de abertura do evento o presidente Juliano Costa Couto; a vice-presidente Daniela Teixeira; a presidente nacional da Comissão da Mulher Advogada, Eduarda Mourão; a ex-presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros; a representante da Associação dos Advogados do Brasil, Patricia Carvalho;a desembargadora do TRT da 10ª Região Cilene Amaro Santos; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o diretor-tesoureiro da OAB/DF Antonio Alves; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; o conselheiro Federal Severino Cajazeiras; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Cristina Tubino, a vice-presidente da Comissão, Thayrane Silva.

Também estiveram na mesa a presidente do Grupo Sabin, Lidia Abdalla; a diretora da CAA/DF, Clarisse Dinelly; a subdefensora pública Carla Nubia Souza; a advogada Patricia Garroti; além dos conselheiros Denise Andrade, Denise Aparecida, Leonardo Mundim, Fernanda Gonzalez, Hellen Falcão, Indira Quaresma, Janine Malta, Liliana Marquez, Lucia Bessa, Maria Dionne, Mariana Prado, Jackson Domenico, João Paulo Amaral, Leandro Daroit, Marcelo Martins, Marcone Guimarães. Ainda estiveram a vice-presidente da Subseção de Sobradinho, Aline Guida; a subsecretária de Políticas para Mulheres, Lucia Bessa e as advogadas da União Ruth Miller e Nicola Barbosa Motta.

O evento é uma organização da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF e conta com o apoio da ESA/DF e da Caixa dos Advogados. A conferência conta com o patrocínio do Laboratório Sabin, da Chocolateria e Confeitaria Aguimar Ferreira, da Escola Nacional de Advocacia, da Aida Brasil, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (FECOMBASE), Mary Kay e O Boticário.

Confira a programação da tarde.