Computadores da OAB/DF e recursos do IGP garantiram a rápida implementação do Parlatório Virtual

A OAB/DF inaugura, nesta terça-feira (14/4), às 16h30, o Parlatório Virtual nos presídios do Distrito Federal. Criado em parceria com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (Sesipe/DF), o sistema permitirá o de atendimento de todos os presos do DF por advogados e advogadas por meio de videoconferência. 
 
A instalação de toda a infraestrutura necessária para garantir o atendimento com conforto e segurança na troca de informações foi viabilizado a partir de um mutirão de esforços, que reuniu a OAB/DF e 20 advogados e advogadas representados pelo Instituto de Garantias Penais (IGP). 
 
Enquanto a Seccional cedeu à Sesipe/DF 29 computadores, o IGP doou R$ 26 mil para a compra dos softwares e dos acessórios necessários para a implementação do sistema de videoconferência. “Esta foi uma parceria da mais alta relevância. O esforço do IGP garantiu a rápida implementação do sistema, que já vinha sendo negociado pela OAB/DF, em um momento crucial, quando as medidas restritivas precisaram ser intensificadas nos presídios, em razão dos casos notificados de contágio pelo Covid-19”, comenta o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior. “Faço aqui um agradecimento particular a cada um dos advogados e advogadas do IGP que se dispuseram a participar”, acrescenta. 
 
Os computadores cedidos pela OAB/DF foram recentemente doados pelo Conselho Federal da Ordem como parte de uma política nacional de modernização das áreas de tecnologia da informação das seccionais. Os recursos repassados pelo IGP foram doados pelas advogadas Daniela Teixeira e Flávia Guth e os advogados Ademar Borges, Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay), Cleber Lopes, Conrado Donati, Daniel Gerber, Eduardo Toledo, Felipe Carvalho, Inácio Alencastro, Getulio Humberto Barbosa de Sá, Marcel Versiani, Marcelo Bessa, Marcelo Turbay, Paulo Buzanelli, Pedro Ivo Velloso, Raphael Marcelino, Rodrigo Mudrovitsch, Ticiano Figueiredo e Victor Rufino. 
 
A videoconferência será realizada por meio do software Webex, da CISCO. “A plataforma permitirá aos advogados e advogadas e seus clientes exercerem uma garantia fundamental, principalmente nesse período de crise: o direito de defesa”, destaca o presidente do IGP, o conselheiro federal da Ordem, Ticiano Figueiredo. “O IGP em conjunto com a OAB/DF espera poder beneficiar todos os presos do complexo penitenciário do DF com essa ajuda, bem como toda a classe dos advogados que lutam no processo penal”, complementa.