Defesa dos direitos sociais é ressaltada em entrega de carteiras

A Seccional do Distrito Federal, realizou na tarde da última terça-feira (28) a cerimônia de entregas de carteiras de Ordem para jovens advogados. O evento marca o início efetivo da carreira na advocacia. Antes da carteira ser entregue os novos juristas devem se comprometer a zelar pela Ordem Jurídica do Estado Democrático, pelos Direitos Sociais e pela Constituição Federal.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, ressaltou o encargo cabido aos advogados de exercer a advocacia com dignidade e ética. “O senhores irão sair por aquela porta com uma responsabilidade muito maior do que entraram hoje”. Costa Couto ainda enfatizou a luta da Seccional na defesa dos direitos sociais, a exemplo da crise hídrica pela qual o Distrito Federal tem passado. “O governo tem tentando nos achincalhar com uma imagem negativada. Não somos contra o racionamento e não somos contra a taxa de contingência. Essa taxa não deve servir para pagar dívidas, mas para investir numa política séria de um Plano Hídrico”.

Marília Brambilla, paraninfa da cerimônia, ressaltou a importância do advogado ser o guardião das liberdades dos cidadãos e de zelar pelos direitos civis. “Vocês, novos advogados, quando estiverem exercendo a advocacia lembrem-se: é muito mais do que nós, é muito mais do que o exercício puro da profissão, é o que a sociedade precisa que nós façamos”.

As funções de assistir o interesse social e de preservar os direitos dos cidadãos foram lembradas pela oradora da turma, Samara Mariz. “Não é incomum ouvirmos alegações de que nossa função se destina a dar liberdade ao “bandido” e que supostamente impedimos a aplicação concreta da norma penal. Porém, trata-se de um ledo engano. Cabe a nós esclarecer que temos o dever de postular em favor de um julgamento justo e pelo resguardo da lei”. Por fim, a oradora lembrou que a advocacia é a única profissão prevista constitucionalmente, e que por isso impõe enorme responsabilidade ao lidar com a liberdade e o patrimônio das pessoas, sendo assim uma função essencial à justiça.

Participaram da cerimônia ao compor a mesa o conselheiro Federal, Severino Cajazeiras; o secretário-geral da CAA/DF, Maxmilian Patriota; a diretora da CAA/DF, Daniela Caetano; o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque; o vice-presidente da Subseção do Paranoá, Valcides José; o secretário-geral adjunto da Subseção de Sobradinho, Márcio Luiz Rabelo; o os conselheiros Seccionais Cleider Rodrigues Fernandes, Cristina Tubino, Glauco Alves; o presidente da Comissão de Sustentabilidade, Rodrigo Figueiredo; o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Daniel Muniz; a integrante da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante (CAAI), Anna Carolina Rebelo; a conselheira eleita para a Comissão de Ética e Disciplina da Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AAT-DF) ,Vanessa Ferreira Fontana e o advogado, Leandro Morais.