Discursos sobre intolerância na advocacia marcaram solenidade de entrega de carteiras

Na manhã desta terça-feira (16), a Seccional realizou a tradicional cerimônia de entrega de carteira a 72 novos advogados do Distrito Federal. Os discursos do paraninfo e conselheiro Seccional, Rafael Favetti, e do orador João Gabriel Ribeiro enfatizaram o exercício da profissão na garantia da cidadania e a intolerância e injustiça que permeiam a advocacia.

O orador ressaltou que “o papel do advogado é primordial para o Estado democrático, pois sem ele, não há justiça e, consequentemente, não há democracia e liberdade”. O advogado também destacou a necessidade de se respeitar os ideais dos colegas de profissão. “Advogar, por ser uma constante demonstração de amor à discussão de ideias e teses, exige respeito às opiniões dos outros. Mas isso não quer dizer que o advogado deve se calar diante de injustiças e arbitrariedades”, pontuou.

O paraninfo Rafael Favetti aconselhou os novos advogados a praticar a leitura diariamente. “Nós trabalhamos com fatos e eles precisam ser decifrados. É necessário desenvolver habilidades cognitivas para entendê-los corretamente. É por meio da leitura nas áreas da Filosofia, Ciências Políticas e Sociais, por exemplo, que conquistamos técnicas para entender o fato e saber qual norma se aplica. A advocacia é uma profissão de fé”, concluiu.

De acordo com o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, a advocacia tem o papel importante no combate às injustiças e intolerâncias enfatizadas pelo orador. “O advogado não deve se calar. Vocês, a partir de hoje, têm novas responsabilidades. Espero que vocês entrem no mercado de trabalho sabendo do papel importante que vocês exercem para a sociedade. Agora, vocês são responsáveis em ter mais dificuldade de se calar e aceitar diante injustiças e calamidades”.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; os ex-ministros Marcelo Ribeiro e Eduardo Ribeiro; a diretora da CAA/DF, Daniela Caetano; a presidente e o vice da Comissão de Direito Sindical e Associativo, Denise Rodrigues e Claudio Santos; a vice-presidente da Fundação de Assistência Judiciária, Fernanda Gonzalez; a conselheira Seccional Ildecer Amorim; a secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Renata Vianna; o presidente da Comissão de Legislação Anticorrupção e Compliance, Antonio Rodrigo Machado; o presidente da 10º Turma do TED, Cleider Rodrigues; o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando Assis; o presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Glauco Alves; o presidente e o vice da Subseção de São Sebastião,Valcides Jose e Rodolfo Matos; o secretário-geral da Subseção do Paranoá, Kendrick Balthazar; a vice-presidente do Conselho Jovem, Marcela Furst; o secretário-geral do Conselho Jovem, Emmanuel Sales; o integrante da Comissão de Direito Imobiliário Diego Dutra; o integrante da Comissão de Regularização Fundiária Evaristo Orlando; e a advogada Adriana Beltrani.