ESA/DF ao vivo: economista ensina a advocacia como não naufragar na crise

O economista Pedro Borges Neto apontou o planejamento financeiro como a primeira medida que deve ser adotada para manter a saúde orçamentária neste momento de crise provocada pelo avanço do coronavírus causador da Covid-19. Com experiência de mais de 20 anos no mercado de capitais, ele participou de transmissão ao vivo organizada pela Escola Superior de Advocacia da OAB/DF (ESA/DF), nesta quarta-feira (1/4). Mediada pelo diretor da ESA/DF, Fabiano Jantalia, a aula foi ao ar para oferecer à advocacia orientações sobre como organizar as finanças em meio a tantas mudanças em todos os setores econômicos.

Para Pedro Borges, o momento é propício para parar, refletir sobre como se tem usado o orçamento até aqui, definir objetivos e, de acordo com eles, estabelecer metas de curto, médio e longo prazos. “Esta é uma crise aguda, mas não é primeira e nem será a última. Profissionais liberais, como advogados e advogadas, precisam ter um bom planejamento financeiro permanentemente. O primeiro melhor momento para se fazer isso foi lá atrás, mas se não foi feito, o segundo melhor momento é agora”, disse o economista, que é especializado em fundos de pensão, seguradoras e distribuidoras de títulos imobiliários.

A partir de uma visão clara sobre o que é importante priorizar, Pedro Borges apontou alguns exemplos do que pode ser feito neste momento, especialmente por aqueles que não têm reservas de emergência. “A principal medida é renegociar dívidas, contratos, buscar formas de economizar neste momento de crise. Em momentos de crise é importante pensar em ter liquidez. Não menos importante é pensar alternativas para aumentar receita. Estamos em um período de grandes mudanças e, embora pareça paradoxal, momentos assim trazem muitas oportunidades. Certamente o trabalho da advocacia será primordial, não talvez da forma tradicional, mas de outras formas que podem ser exploradas e apresentadas”, disse.

Ele alerta que devem ser priorizadas as dívidas que garantem a sobrevivência da família e a continuidade do negócio. Depois delas, as dívidas que possuem maior percentual de juros. “Se, analisadas todas as prioridades e possibilidades de cortes de gastos, o dinheiro ainda não dá e é preciso se endividar, se endivide da forma correta. Não entre no rotativo do cartão de crédito, não assuma empréstimos a juros altos, não se arrisque em investimentos que não conhece, pesquise os melhores caminhos”, aconselhou. “Lembrem-se que existem muitas linhas de crédito para ajudar as empresas e as pessoas neste momento. O menor prejuízo é sempre o menor prejuízo”, acrescentou.

Pedro Borges defendeu que o planejamento vale para qualquer momento. “Agora estamos na crise, mas a qualquer tempo é fundamental ter planejamento. Ele orienta seus objetivos, permite que você alcance mais rápido suas metas. Em situações de crise, como esta, possibilita que você se concentre em buscar oportunidades e não apenas em encontrar soluções para pagar contas”, insistiu.

A live com o economista foi a terceira realizada pela ESA/DF desde a estreia do projeto, na última sexta-feira (27/3). “A iniciativa antecipa um projeto de ensino a distância da Escola que tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento e propiciar à advocacia acesso a fontes e canais de conhecimento que permitam, de alguma maneira, melhorar seu cotidiano pessoal e profissional”, explicou Fabiano Jantalia, que agradeceu a diretoria da OAB/DF pela confiança no projeto e à equipe de comunicação que atende a Escola.

As transmissões ocorrerão sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h, no Instagram da OAB/DF e da ESA/DF, com participações de um professor e de um dirigente da Seccional. Na sexta-feira (3/4), é a vez do diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, e do conselheiro federal Rodrigo Badaró discutirem o trabalho de consultoria tributária e empresarial durante a vigência das medidas contra a pandemia do coronavírus causador da Covid-19. “Neste projeto piloto, estamos procurando priorizar o conhecimento que é mais importante e urgente neste momento de isolamento”, afirma o diretor da ESA/DF, Fabiano Jantalia.

A íntegra da live pode ser conferida no Instagram da OAB/DF (@oabdf) e da ESA/DF (esa_df).