Ex-diretores da ESA/DF são homenageados em sessão solene

A Escola Superior de Advocacia comemorou seus 30 anos nesta quinta-feira (21/11) com uma homenagem aos ex-diretores da instituição. Célia Arruda de Castro, Esdras Dantas de Souza, Felix Ângelo Palazzo, José Leite Saraiva Filho, Marcus José da Cruz Palomo, Paulo Roberto Roque Antônio Khouri, Rodrigo Becker, Virginia Solino de Moraes e o fundador da ESA/DF, Francisco Carneiro Nobre de Lacerda Neto, receberam menção honrosa pelos relevantes serviços prestados, em uma sessão solene do Conselho Pleno. Também foram homenageados os ex-dirigentes Carolina Louzada Petrarca e Jorge Amaury Maia Nunes.

O idealizador da ESA/DF, Francisco Carneiro Nobre de Lacerda Neto, relembrou o fato memorável e marcante. “A Escola começou quando eu era estudante de Direito. Eu tinha percebido que a OAB/DF não prestava um assistência na área cultural aos estudantes. Na época, um presidente da Secional foi à minha faculdade e eu o questionei sobre isso. Ele acenou que analisaria essa possibilidade e naquele momento nasceu em mim o desejo de ser um presidente para defender essa necessidade”, rememorou.

Foi assim que, em 1989, Francisco Lacerda assumiu a presidência da Casa. “Comecei a presidir com aquela ideia da necessidade de atender os estudantes e aí surgiu o embrião: como a Constituição tinha acabado de ser promulgada, resolvemos promover um ciclo de estudos sobre seus resultados. Foi um sucesso que ninguém imaginava. Havia tanta gente aqui para fazer o curso que até fizemos uma transmissão, pois não cabiam todos na Casa”, recordou Lacerda.

A ESA/DF passou a funcionar no auditório da Ordem e o número de cursos aumentou. Em 1991, já na gestão do ex-presidente da OAB/DF Esdras Dantas de Souza, a Escola foi formalmente criada. “Transformamos o 2° andar, que era um salão de festas, na ESA/DF. Tudo foi feito nos mínimos detalhes, até as cadeiras largas”, lembrou Esdras Dantas de Souza. “E, assim, ao longo dos anos, a ESA/DF se tornou essa esplendorosa entidade, que traz ensinamentos numerosos e merece toda essa homenagem. Muitos advogados e advogadas precisam disso. A maioria das faculdades de Direito são insuficientemente capacitadas para ensinar a boa prática de advogar”, complementou Lacerda.

Os feitos da Escola da Advocacia foram sendo conquistados com muito esforço e em colaboração entre os diretores e presidentes da OAB/DF. “Um dos meus sonhos era que a ESA/DF tivesse um convênio com a UnB para ter uma pós-graduação. Como ninguém consegue nada sozinho, o então conselheiro Carlos Fernando Mathias de Souza ajudou para que conseguíssemos esse convênio. Então, passamos a ofertar pós-graduação em Direito constitucional e ambiental, certificados pela UnB”, contou Esdras Souza.

Francisco Lacerda Neto e Esdras Dantas de Souza ressaltaram durante a homenagem a felicidade pela comenda de reconhecimento pelo trabalho prestado. “Sinto-me lisonjeado em receber essa homenagem e mais ainda em saber que ela se estende a todos que participaram da construção de cada detalhe desse sonho. Agradeço de coração”, disse Lacerda. “É uma imensa honra ter sido diretor da ESA/DF, foi uma vida que dediquei e é uma história que muito me orgulha”, completou Esdras Souza.

Diretoria da Casa agradece tudo o que os ex-diretores fizeram pela ESA

A professora, advogada e vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, destacou a emoção em participar da cerimônia. “Estou extremamente lisonjeada de estar nesta homenagem tão importante e prestigiada. E isso é devido a minha relação com a docência. Não poderíamos deixar de homenagear esses ex-diretores que são tão queridos e tiveram a visão de formar a ESA/DF”, disse ela, que conduziu a solenidade ao lado do secretário-geral, Márcio de Souza Oliveira, e do diretor tesoureiro Paulo Maurício.

Na cerimônia foi assinado ainda convênio com a Caixa de Assistência do Distrito Federal (CAADF), que passará a ter acesso a duas vagas em todos os cursos promovidos pela ESA/DF. Pelo acordo, os assistidos da CAADF terão receberão ainda um curso anual de reciclagem.  

O diretor-geral da ESA, Fabiano Jantalia, ressaltou a importância de se prestigiar a instituição. “Costumo dizer que 30 anos não são 30 meses nem 30 dias. É um período longo da construção da história da OAB. O que procuramos fazer com essa comemoração é prestigiar e enaltecer a ESA/DF. Cada uma dessas pessoas deram seus esforços, sangue, suor e sacrifícios intensos para formação dessa Escola. Nada seria possível sem a ajuda de vocês”, agradeceu o diretor.

Eduardo Uchoa, presidente da Caixa de Assistência, reforçou a necessidade de se ter uma Escola da Advocacia. “É importante homenagear as pessoas que trabalharam por essa instituição, que é muito necessária para a formação da equipe da advocacia do DF. Eu me lembro que não sabia para onde ia levar minha advocacia e os cursos da ESA/DF me direcionaram. Eu tenho uma realização pessoal muito grande em fazer parte da ESA, pois ela aborda temas modernos e relevantes para a advocacia ser o que a sociedade precisa”, destacou.

Lista dos ex-diretores homenageados na solenidade
Fundador: Francisco Carneiro Nobre de Lacerda Neto
1- Felix Ângelo Palazzo
2- Esdras Dantas de Souza
3- Paulo Roberto Roque Antônio Khouri
4- José Leite Saraiva Filho
5- Virginia Solino de Moraes
6- Carolina Louzada Petrarca
7- Marcus José da Cruz Palomo
8- Jorge Amaury Maia Nunes
9- Rodrigo Frantz Becker
10- Célia Arruda de Castro

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica