Gabriella Lorrine, jovem e mulher na advocacia: “o que determina sua trajetória é quem você decide que é”

Quebrar barreiras e alcançar postos de destaque são metas de muitas pessoas, mas ainda mais especiais para as mulheres quando alcançadas. É como se sente a nova conselheira da OAB/DF, Gabriella Lorrine Siqueira Silva. Aos 28 anos, ela é a primeira advogada com menos de meia década de advocacia a ocupar o Conselho Pleno de uma Seccional.  

Atual vice-presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, Gabriella Lorrine foi escolhida 20 dias após a entrada em vigor da Lei 13.875/2019, que diminuiu para três anos a exigência mínima para se tornar conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Até então, eram necessários cinco anos de inscrição nos quadros da instituição. “Foi uma surpresa o convite para participar do Conselho. Estou muito feliz e honrada por representar essa disrupção histórica, onde pela primeira vez uma advogada com menos de cinco anos de OAB está compondo o Conselho. É um salto de vitória para a jovem advocacia”, afirma.

Para ela, a cláusula sequer deveria existir. “Eu defendo o fim da cláusula como um instrumento de inclusão da advocacia.Entendo que todos devem estar no Conselho e a nossa gestão defende e vive essa pluralidade”, acredita. “Serei no Conselho a voz ativa da advocacia iniciante nas discussões e deliberações e seguirei lutando pelo avanço dos direitos dos jovens advogados e advogadas, visando concretizar a visão plural, paritária e inclusiva da nossa gestão”, completa.

Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), em 2015, Gabriella Lorrine é a única advogada da família. Seu sonho quando entrou na faculdade era trabalhar no serviço público. “Eu queria a autonomia financeira que o servidor público tem. Acho que esse desejo veio do exemplo do meu pai, que é concursado”, conta.

Porém, no meio do caminho ela mudou de ideia e decidiu ir para o setor privado da advocacia. “Tentei trabalhar em dois escritórios de advocacia e em um deles fiquei por seis. Deu certo. Foi um escola para mim em todos os sentidos”, lembra.

Missão
Atuar em cargos de lideranças e por jovens advogados sempre esteve presente na trajetória de Gabriella Lorrine. “Sempre estive em posições de estratégia, de coordenação, de liderança. E atuei principalmente em prol da advocacia jovem, que é uma das coisas que mais gosto”, revela. 

Após se formar, a advogada a Alumni Direito UniCeub junto com nove amigos. A instituição tem como objetivo ajudar jovens advogados a se inserirem no mercado de trabalho. “Sempre gostei da advocacia iniciante e me envolvi rapidamente com essa missão de ajudar os jovens a potencializarem a carreira, a entrarem no mercado e a quebrarem paradigmas”, relata a também pós-graduada em Direito e Processos do Trabalho, pela Universidade Cândido Mendes.

 

Comunicação OAB/DF
Texto
: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica