Hoje (6), às 18h30, não perca o evento da OAB/DF “Outubro Rosa: Câncer de Mama”

A OAB/DF apoia as ações do Outubro Rosa no país. Esse é um movimento internacional, iniciado na década de 90, nos Estados Unidos. Durante todo o mês de outubro, promove a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Aqui, no Brasil, as ações do Outubro Rosa tomaram força a partir de 2008, com a adesão de várias cidades em campanhas como corridas em parques e iluminação de espaços públicos.

“Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, a estimativa para 2020 de incidência de câncer de mama no Brasil é de 66.280 casos novos para cada ano do triênio 2020-2022. Nossa melhor ação é a prevenção. Assim, a OAB/DF se engaja com muita determinação para salvar vidas e conta com o apoio de todos os filiados para multiplicar as nossas ações”, explica o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.

Lançamento das Ações da OAB/DF

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, com apoios da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer Brasília (ABAC), lançou, em 1º de Outubro, a Campanha “Outubro Rosa Cuidados e Prevenções Contra o Câncer“.

“É uma programação com diversas parcerias que acontece até o dia 30 de outubro, traz vídeos informativos sobre os Direitos dos Portadores de Câncer; também, a ação social de arrecadação de lenços e turbantes para doação às mulheres em tratamento de câncer. As entregas podem ser feitas no edifício sede da OAB/DF, na 516 Norte”, explica a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana.

Saiba mais aqui sobre a arrecadação de lenços e turbantes.  

Debate do dia

Hoje (06/10), acontece, a partir das 18h30, o evento “Outubro Rosa: Câncer de Mama”, organizado pela Comissão de Direito Médico da OAB/DF. Para acessar, clique aqui.

A mediação desse encontro virtual é de Wendell Sant’ Ana, advogado e presidente dessa Comissão.

Para falar sobre “Aspectos Atuais do Câncer de Mama”, o convidado é Farid Buitrago Sánchez, médico, presidente do CRM/DF, especialista e mestre em Ginecologia/Obstetrícia e Mastologia e professor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

A abordagem sobre “Diagnóstico do Câncer de Mama”, está a cargo de Viviane Lopes, médica e coordenadora do FEMME (Laboratório da Mulher/SP).

Por fim, falará Rúbia Lopes Seixas, médica, especialista em Oncologia Clínica e Clínica Médica e pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar/SP, a respeito da “Relação Médico-Paciente no Tratamento do Câncer de Mama”.

Mais informações na página de Eventos da OAB/DF (aqui). 

Serviço

Estão marcadas duas palestras on-line e você já pode se programar para assisti-las: 15/10 sobre a “Prevenção do Câncer de Mama e a Importância da Psicologia no Apoio a Pessoa com Câncer de Mama” (confira aqui o link para a transmissão) e 19/10 sobre “Empoderamento da Mulher por meio da Saúde e Longevidade com Qualidade de Vida“(link aqui ).

Comunicação OAB/DF
Texto: Montserrat Bevilaqua