Jovens advogados criticam proposta que pede o fim do Exame de Ordem

Brasília, 27/05/2015 – Durante o I Encontro da Jovem Advocacia do Cerrado, a Seccional da OAB/DF recebeu jovens advogados de todas as regiões do Brasil. E um tema muito discutido e lembrado no encontro é quanto ao teor da proposta que visa à extinção do Exame de Ordem.

O secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto, condenou a extinção da exigência do Exame de Ordem para o exercício da profissão de advogado. “O STF já declarou que o exame é constitucional e quem mais ganha é a sociedade, com a garantia de ser defendida por profissionais minimamente habilitados. A OAB/DF fará tudo possível, contando com a apoio de todos os inscritos, para que os projetos com a finalidade de ataque à Ordem e ao exame sejam rejeitados pelo parlamento”, enfatizou.

Confira aqui as posições dos jovens advogados sobre o fim do exame de Ordem:

2Pablo Araújo Macedo – presidente da Comissão de Apoio aos Advogados no Início de Carreira OAB/TO
“Nós advogados somos totalmente a favor da manutenção do Exame de Ordem, que consiste em filtrar os profissionais que ingressam no mercado de trabalho. Nós, juntamente com a OAB, somos totalmente a favor e essa manutenção deveria ser extensiva a todas as outras classes”.

4Rodrigo Braga de Souza – membro da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB/RJ
“A Seccional do Rio de Janeiro/RJ é completamente a favor do Exame de Ordem. É um anseio não só da OAB, mas da sociedade brasileira a fim de evitar que maus profissionais ingressem na advocacia. Argumentos dizem que o Exame de Ordem é uma reserva de mercado para a OAB e esse argumento “cai por terra”, porque se a OAB liberasse a inscrição dos bacharéis, a arrecadação das OABs iria ser grande e isso não tem fundamento”.

3Mario Olimpio de Medeiros Neto – vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado OAB/MT
“A OAB/MT e a Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT é contra o fim do Exame da Ordem. Ela luta incansavelmente pela manutenção do exame, vem promovendo discussões dentro da Ordem e com a sociedade e vem tomando medidas inclusive junto ao Legislativo, à bancada do Congresso Nacional”.

5Eduardo Pereira Brandão Filho – presidente da Comissão do Novo Advogado OAB/MS
“Nós da OAB/MS somos totalmente contra o fim do exame de Ordem, porque nós entendemos que o exame de Ordem, na verdade é uma garantia do cidadão ser bem representado em todas as instâncias. Nós entendemos, que o fim do exame da OAB representaria um retrocesso e traria grande prejuízo ao mercado, porque atualmente com o grande número de cursos jurídicos, sem qualidade, eles prejudicam a formação do profissional e muitas vezes o exame de Ordem serve para peneirar os bons profissionais, para ter a capacitação mínima para defender o cidadão”.

Advogado sem OAB

O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, repudia o projeto de lei que cria a figura do “paralegal” para permitir que bacharéis em Direito possam atuar por três anos sem precisar da aprovação no Exame da Ordem. “Assim como o médico, o advogado lida com os mais preciosos bens dos cidadãos. Se nas mãos dos médicos os pacientes entregam suas vidas, aos advogados os clientes entregam a responsabilidade de defender sua honra, seu patrimônio e sua liberdade. O profissional destacado para essas funções tem de conhecer o mínimo – e é o mínimo que se exige nas provas do Exame de Ordem”, disse o presidente.

Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF