Ministro Barroso lança duas obras na próxima quarta (13)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso lança as obras “A Judicialização da Vida e o Papel do Supremo Tribunal Federal” (Fórum) e “Um Outro País” (Fórum), no próximo dia 13, às 19h, no Restaurante Le Jardin du Golf. Jurista, professor e magistrado brasileiro, Barroso é ministro do STF desde 2013 e em sua carreira já apresenta uma evolução em resolver mais de 3 mil processos desde sua posse.

Na obra “A Judicialização da Vida e o Papel do Supremo Tribunal Federal”, o ministro destaca pontos como o Judiciário e o combate à corrupção e seleciona doze decisões históricas do Supremo Tribunal Federal.

“Os livros contém minhas reflexões mais recentes sobre judicialização quantitativa e qualitativa da vida brasileira, combate à corrupção, precedentes e outros temas da atualidade como a descriminalização das drogas e do aborto”, ressalta o ministro Barroso ao comentar sobre as obras.

A obra “A Judicialização da Vida” foi separada em duas partes, a primeira contém três capítulos doutrinários, nos quais se analisam as relações entre o Direito e a política, a atuação do Supremo Tribunal Federal brasileiro e os papéis desempenhados pelas cortes constitucionais pelo mundo afora.

A segunda parte apresenta cinco votos do ministro em questões polêmicas, envolvendo foro privilegiado, aborto, execução penal após o 2º grau, descriminalização da maconha e a discussão do sistema punitivo brasileiro. Teoria, prática e reflexão crítica reunidas em uma obra que documenta a atualidade da jurisdição constitucional no Brasil.

O livro “Um Outro País” aborda as transformações no Direito, na ética e na agenda do Brasil.

O lançamento dos livros serão na próxima quarta-feira (13), às 19h, no Restaurante Le Jardin du Golf (SCES Trecho 2 Clube de Golfe).

Com informações do Migalhas