O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Lu√≠s Roberto Barroso lan√ßa as obras ‚ÄúA Judicializa√ß√£o da Vida e o Papel do Supremo Tribunal Federal” (F√≥rum) e “Um Outro Pa√≠s” (F√≥rum), no pr√≥ximo dia 13, √†s 19h, no Restaurante Le Jardin du Golf. Jurista, professor e magistrado brasileiro, Barroso √© ministro do STF desde 2013 e em sua carreira j√° apresenta uma evolu√ß√£o em resolver mais de 3 mil processos desde sua posse.

Na obra ‚ÄúA Judicializa√ß√£o da Vida e o Papel do Supremo Tribunal Federal‚ÄĚ, o ministro destaca pontos como o Judici√°rio e o combate √† corrup√ß√£o e seleciona doze decis√Ķes hist√≥ricas do Supremo Tribunal Federal.

“Os livros cont√©m minhas reflex√Ķes mais recentes sobre judicializa√ß√£o quantitativa e qualitativa da vida brasileira, combate √† corrup√ß√£o, precedentes e outros temas da atualidade como a descriminaliza√ß√£o das drogas e do aborto‚ÄĚ, ressalta o ministro Barroso ao comentar sobre as obras.

A obra ‚ÄúA Judicializa√ß√£o da Vida‚ÄĚ foi separada em duas partes, a primeira cont√©m tr√™s cap√≠tulos doutrin√°rios, nos quais se analisam as rela√ß√Ķes entre o Direito e a pol√≠tica, a atua√ß√£o do Supremo Tribunal Federal brasileiro e os pap√©is desempenhados pelas cortes constitucionais pelo mundo afora.

A segunda parte apresenta cinco votos do ministro em quest√Ķes pol√™micas, envolvendo foro privilegiado, aborto, execu√ß√£o penal ap√≥s o 2¬ļ grau, descriminaliza√ß√£o da maconha e a discuss√£o do sistema punitivo brasileiro. Teoria, pr√°tica e reflex√£o cr√≠tica reunidas em uma obra que documenta a atualidade da jurisdi√ß√£o constitucional no Brasil.

O livro “Um Outro Pa√≠s” aborda as transforma√ß√Ķes no Direito, na √©tica e na agenda do Brasil.

O lançamento dos livros serão na próxima quarta-feira (13), às 19h, no Restaurante Le Jardin du Golf (SCES Trecho 2 Clube de Golfe).

Com informa√ß√Ķes do Migalhas