“Criminalizar a advocacia é criminalizar a defesa da sociedade”, Sérgio Roncador

“Hoje nós vivemos dias extremos, onde se tem uma tendência a criminalizar o trabalho do advogado, isso é inaceitável. Criminalizar a advocacia é criminalizar a defesa da sociedade. Isso é inadmissível e não podemos aceitar esse tipo de conduta”, declarou o paraninfo e ex-diretor da CAADF, Sergio Roncador, ao citar o dever que a advocacia tem na democracia. A fala ocorreu durante solenidade de entrega de carteiras realizada, na quinta-feira (15), na sede da OAB/DF e contou com a presença de amigos e familiares dos 75 novos advogados do Distrito Federal, que firmaram o compromisso com o Estado Democrático de Direito.

Presidindo a mesa da entrega de carteiras, o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso contou aos demais presentes as responsabilidades do novos advogados ao assumirem o compromisso. “O dever do advogado é defender sempre a ampla defesa, o contraditório e ter a ciência de que as pessoas sejam ouvidas antes de serem julgadas em um grupo de Whatsapp, por exemplo. Nós temos o dever de sempre ser a voz do bom senso”.

A oradora da turma, Leticia Viana da Silva, afirmou em seu discurso que todos devem desempenhar a atividade advocatícia com determinação. “Que nós venhamos exercer esta saudosa profissão com probidade e com observância aos princípios éticos e morais, e venhamos a lutar com afinco em prol da democracia, da República, dos direitos e das garantias fundamentais e da correta aplicação da norma jurídica”.

Também estiveram presentes na Solenidade o conselheiro federal, Severino Cajazeiras; os conselheiros Seccionais Aldevair Pego Cordeiro e Marcone Guimarães Vieira; os presidentes das Subseções de Ceilândia, Gama e Santa Maria e do Núcleo Bandeirante, Edmilson Francisco de Menezes, Amaury Santos de Andrade e Sebastião Duque Nogueira; a secretária-geral adjunta da Subseção de Ceilândia, Cecilia Viana Cordeiro; o diretor da Associação Nacional dos Procuradores e Empresas Públicas, Tarciso Melo; a vice-presidente e o secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Marcela Furst e Emmanuel Sales.