Novos advogados emocionam familiares ao receberem carteira

Dois dos 82 bacharéis que receberam da OAB/DF, nesta quarta-feira (19/6), a carteira de advogado tiveram uma surpresa durante a cerimônia. Lucas Marcelo Silva, 24 anos, recebeu o documento que lhe dá o direito de advogar de sua mãe, a advogada Lisangela Silva. A carteira de Giovana Farias Fernandes Magalhães, de 23 anos, também foi entregue pelo pai, o advogado Alfredo Brandão.


Lisangela Silva surpreendeu o filho Lucas

Lisangela e Alfredo foram convidados à mesa da solenidade pela diretoria da seccional para que pudessem homenagear os filhos. “Pegar a carteira é uma felicidade, mais ainda com a surpresa de ter minha mãe à mesa”, comentou Lucas Marcelo, ao lado da mãe e da irmã, que também está cursando Direito, atualmente no 7o semestre. “Estou com o coração a mil. É um momento de realização, de uma alegria muito grande”, comentou Lisangela.


Alfredo Brandão disse à filha Giovana
Farias que ela é um exemplo de vida

Giovana Farias contou que recebeu a carteira do advogado que mais a inspirou durante a formação. “Meu pai sempre foi minha referência e, junto com meu tio, me motivaram a escolher esta carreira”, disse ela, citando também Robson Freitas. “Receber a carteira aqui ao lado deles é uma emoção tão grande que nem consigo descrever”, confessou. Alfredo descreve Giovana “como exemplo de força de vontade, de trabalho e de compromisso”. “Ela é um exemplo de vida”, disse.

Além de Lucas e Giovana, outros bacharéis subiram ao palco acompanhados dos pais para receber o documento. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, pediu aos novos advogados e advogadas uma salva de palmas aos familiares presentes na plateia. “Sem eles, certamente vocês não estariam aqui. Esta é também uma vitória familiar”, disse o titular da seccional. “Todos vocês são vencedores, assim como seus familiares que caminharam lado a lado com vocês”, acrescentou a conselheira Giordana Carneiro do Vale Rodrigues, que também saudou os novatos.


Monise de Souza aconselhou aos colegas
não serem pregadores da “causa ganha”

“Só nós sabemos a luta que foi chegar até aqui”, afirmou a oradora da turma, Monise de Souza Lima, em seu discurso de boas vindas aos novos advogados e advogadas. Ela definiu a cerimônia como um momento em que alegria e responsabilidade se misturam. “Alegria pela nova jornada que se inicia e responsabilidade pela carga que o título de advogado trás. Muitos de vocês devem estar se perguntando se fizeram a escolha certa. A resposta só encontraremos se tivermos a coragem de seguir adiante, mas uma coisa é certa: há espaço para todo mundo”, acredita.

Ela ressaltou que “as pessoas confiarão a nós seus bens mais valiosos, sejam materiais ou imateriais” e aconselhou os colegas a “não serem meros pregadores da famosa ‘causa ganha’”. “Façam a diferença”, recomendou. “Que nunca percamos o brilho nos olhos e a humanidade que nos trouxe até aqui”, concluiu.


Paraninfo da turma, Paulo Józimo
recomendou cautela no exercício da profissão

Para o paraninfo da turma, Paulo Józimo Santiago Teles Cunha, a cerimônia também teve um caráter especial. “Recebi minha carteira da então presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, e quando estava sentado aqui neste auditório me perguntei: será que um dia serei o paraninfo de alguma turma? Hoje estou aqui realizando um grande sonho”, comentou ele, que preside a Comissão de Direito Tributário da Subseção de Taguatinga da OAB/DF.

Perseverança
Paulo Józimo considera a advocacia “um grande exercício de paciência”. “O tão esperado sucesso na carreira demanda um passo a passo que deve ser seguido à risca. Do contrário, vocês fatalmente terão de começar tudo de novo”, disse.

Aos novatos, o especialista e professor em Direito Tributário deixou um conselho: “Sempre tenham em mente que a responsabilidade de receber a outorga para o exercício da advocacia não é mera certificação profissional. Não é uma autorização comum. É a possibilidade de se integrar em uma história longeva de luta em prol dos valores da justiça, da democracia e da república. Sem advogado não há justiça e sem justiça não há estado democrático de direito”, encerrou.

Além do presidente da OAB/DF e dos advogados Lisangela Silva e Alfredo Brandão, compuseram a mesa da cerimônia conselheiros e presidentes de comissões e subseções da seccional.