OAB/DF realiza o primeiro seminário de Bioética e Biodireito

A OAB/DF realiza, nesta quinta-feira (12/9), o primeiro seminário sobre Bioética e Biodireito da seccional, em parceria com o Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP) de Taguatinga Sul. No encontro, que terá a presença de palestrantes médicos e advogados que atuam na área da saúde, será lançada a primeira cartilha produzida pela OAB/DF sobre o tema. O objetivo do documento é esclarecer as principais dúvidas sobre este campo do conhecimento.

Organizado pela Comissão de Bioética e Biodireito, o encontro vai discutir principalmente as relações entre as equipes de saúde e os pacientes. “Este é o primeiro evento da OAB/DF que trata questões de ética médica e comunicação entre médico e paciente”, comenta a presidente da Comissão, Thais Meirelles de Sousa Maia Ribacionka.

A bioética é um campo multidisciplinar do conhecimento utilizado para a solução de conflitos éticos e morais que envolvem as ciências da vida e a atenção à saúde. É também uma ferramenta para estimular reflexões e nortear a tomada de decisões que envolvem diversas áreas da ciência da saúde e humana. Alguns exemplos são as questões ligadas ao tratamento de pacientes, ao início e fim da vida, a pesquisas científicas e ao meio ambiente.

Associada à bioética está o biodireito. É uma ciência nova que se propõe a estudar a interação do Direito nas questões bioéticas, utilizando, para tal, ferramentas práticas e jurídicas disponíveis no ordenamento jurídico brasileiro.

O seminário é gratuito, começa às 14h e será no ISMEP, localizado no Setor E Sul, Área Especial 3 de Taguatinga Sul.

Inscreva-se aqui para participar e obter mais informações.

Anote aí!
Seminário Anual – Bioética e Biodireito: A Equipe de Saúde e o Cuidado Centrado no Paciente
Horário: 14h Local: Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa – ISMEP – Setor E Sul, Área Especial 3, Taguatinga Sul – Brasília/DF

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Omara Soares (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)