OAB/DF recebe 60 novos profissionais da advocacia

Na manhã desta terça-feira (10/12), a seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) deu boas-vindas a 60 novos advogados e advogadas. Em cerimônia inspiradora, os profissionais ouviram palavras de encorajamento da diretoria da Casa e da paraninfa Daniela Lima de Andrade Borges, que é presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB.

Também conselheira federal da OAB/BA, Daniela Borges destacou a importância de se encontrar uma vocação. “Desejo que encontrem a vocação da alma de vocês. E se descobrirem que é a advocacia, saibam que terão lutas e alegrias. Nossa missão é defender aqueles que nos procuram, e, para isso, é necessário estudo sem parar para se atualizarem e se adaptarem às mudanças que vivemos constantemente”, destacou.

A paraninfa ressaltou ainda a necessidade de se consolidar um caminho exemplar como advogado. “Encontrem o brilho de vocês. Saibam que todos os que têm sucesso passaram por alguma dificuldade, nada vem fácil. Então, sejam vocês mesmos e defendam os direitos fundamentais”, aconselhou Daniela Borges.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, afirmou aos novatos que a carreira não é fácil. “Mantenham esse brilho nos olhos que vocês estão ao receberem a carteira e levem para a vida e para cada caso que assumirem. O mercado de trabalho está saturado, mas, para os bons, sempre há espaço. A OAB/DF está de portas abertas para dar todo o apoio que precisarem”, afirmou Délio Lins.

Para se conquistar um espaço, é necessário capacitação, ressaltou a vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno. “Para quem ainda se sente perdido sobre qual área da advocacia seguir, temos o Carreiras OAB/DF, que traz esperança para os advogados e advogadas. Estamos de mãos dadas com vocês para ajudar a encontrar um espaço. Sempre se capacitem e nunca parem de estudar, essa é a melhor forma de exercer a advocacia”, aconselhou a vice-presidente.

O presidente da subseção de Sobradinho, Márcio Caixeta, também deu boas-vindas aos novos integrantes da Ordem. “Queremos que vocês saibam que a OAB/DF é uma só. As subseções são uma extensão dessa Casa, e tudo é de vocês. Bem-vindos!”

Uma conquista em família
Muitos novos advogados e advogadas dedicaram a conquista das carteiras aos familiares, entre eles Fátima Poliana de Andrade Viana, de 34 anos. “O meu sentimento hoje é de superação e resiliência. Não foi fácil chegar até aqui, foi por meio de muito estudo, dedicação e, principalmente, por apoio dos familiares e colegas. Eu dedico essa carteira à minha avó, que sempre me apoiou em tudo”, disse.

Fátima recebeu das mãos da avó, dona Luzia Maria de Andrade, de 91 anos, a carteirinha da Ordem, sendo a primeira da família com ensino superior. “Fico muito feliz de ter entregado a carteira para minha neta. Eu sempre ajudei e batalhei para que isso acontecesse. Foi um momento tão emocionante que até minhas pernas tremeram”, contou feliz dona Luzia.

Para representar os novos profissionais, a escolhida foi Marina Sato, que falou sobre a necessidade de se ter coragem na profissão. “O dever de um advogado sempre será lutar sem receio pela primazia de Justiça e não desistir de se esforçar pelo cumprimento da Constituição e pelo respeito à Lei. É necessário que nós, como profissionais do Direito, sejamos fiéis à verdade para servirmos à Justiça com lealdade e boa-fé”, ressaltou a oradora da turma.

Compuseram ainda a mesa da solenidade a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana de Oliveira; a presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Veranne Magalhães; a membro da Comissão de Igualdade Racial Neuza Maria; o membro do Conselho Jovem da OAB/DF José Roriz; e o diretor administrativo do Clube dos Advogados e diretor tesoureiro da subseção de Ceilândia, Gustavo Suhet.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica