OAB/DF recebe estudantes de Direito da LS Educacional

No início da tarde desta terça-feira (1/10), a OAB/DF recebeu cerca de 30 estudantes do 1o semestre de Direito das unidades de Taguatinga e de Ceilândia da Faculdade LS Educacional. Os alunos participaram de um tour de três horas para conhecer e entender o funcionamento da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados.

A turma foi recebida pela conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Daniela Teixeira, que falou sobre o papel da Ordem, detalhou a estrutura da Seccional, destacou a importância da Escola Superior de Advocacia e explicou o funcionamento das comissões, subseções e do Conselho Pleno, instância máxima deliberativa da OAB/DF.

Também explicaram como funciona a Seccional o diretor administrativo, Paulo Montenegro, a coordenadora da Secretaria do Conselho Pleno, Rayana Monique Campos Barbosa, e o coordenador da Secretaria de Comissões, João Batista da Costa. “Não tenham a ilusão de que é o juiz quem faz justiça. Quem faz é o advogado e a advogada. Quando a sociedade precisa ela busca esse profissional. Nossa função é dar voz a quem precisa. Sempre tenham isso em mente”, disse Daniela Teixeira aos estudantes.

A conselheira frisou a importância no estágio para a formação acadêmica. “Não pensem que porque estão no começo do curso devem deixar para depois a questão do estágio. Ao contrário, é exatamente agora em que devem investir nisso, porque, ao final do curso, estarão ocupados com o TCC e o Exame de Ordem. E se vocês chegarem ao final do curso conhecendo alguns advogados com quem estagiaram, estarão muitos passos a frente”, aconselhou.

O professor da turma, Felipe Rossi de Andrade, que é vice-presidente da Subseção da OAB/DF no Guará, destacou a importância da entidade. “Eu só conheci a OAB quando recebi minha carteira. Não tinha ideia de como funcionava e trago vocês aqui para que saibam que existe um lugar a que podem recorrer em quaisquer situações e aprender muito", explicou. E deixou um conselho: “O sucesso profissional começa a partir do seu primeiro dia de aula”.

Após a recepção, no plenário do quarto andar, onde fica a diretoria da instituição, os alunos passaram pelos setores do Exame de Ordem, de cadastramento, do Carreiras OAB/DF, programa de mentoria voltado para os advogados iniciantes, além do Tribunal de Ética e Disciplina.

Os estudantes conheceram também a Escola Superior de Advocacia (ESA/DF), o plenário das sessões do Conselho Pleno e o auditório mais antigo da Seccional, onde são realizadas as solenidades de entregas de carteiras aos novos advogados. “Queremos ver vocês aqui nesta tribuna daqui a alguns anos”, disse o secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira, aos alunos.

Entre eles Izadora Pereira, que considerou produtiva a visita: “É uma ótima iniciativa. Traz um incentivo muito grande para quem está ingressando no Direito”, disse. Outro aluno, Vector dos Anjos Ferreira, achou o encontro importante para tirar dúvidas. “É uma interação importante com os estudantes e que nos ajuda a entender melhor como a advocacia se organiza”, comentou. Katulem Bruna Santiago Morais, da unidade de Taguatinga, elogiou a receptividade da equipe da Seccional. “É importante este primeiro contato”, disse.