OAB/DF prestigia posse de Douglas Rodrigues no TST

Brasília, 22/4/2014 — A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil esteve presente na posse do magistrado Douglas Alencar Rodrigues como o mais novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antônio Alves, compareceu à solenidade para cumprimentar o novo ministro da Corte Trabalhista representando o presidente da Seccional, Ibaneis Rocha.

Juiz de carreira, Douglas Rodrigues foi empossado pelo presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, em cerimônia que contou com a participação dos ministros do TST e de desembargadores e juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho. Ele assume a vaga aberta em novembro do ano passado com a aposentadoria do ministro Pedro Paulo Manus.

Douglas Alencar Rodrigues nasceu em Goiânia e tem 48 anos. Em 1989, formou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez pós-graduação em Direito Constitucional e, em seguida, mestrado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O novo ministro é funcionário antigo da Justiça do Trabalho. Foi técnico judiciário do TRT-10 de 1983 a 1990. Aprovado em concurso público, foi juiz do trabalho substituto do TRT da 15ª Região (Campinas) de 1990 a 1992 e do TRT-10 de 1992 a 1994, passando depois a juiz titular. Já como desembargador foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça no biênio 2005-2007 e atuou como desembargador convocado no TST, em 2009.

Na sabatina realizada em fevereiro na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Rodrigues defendeu um patamar civilizatório mínimo nas relações de produção, a fim de proteger a dignidade do trabalhador, inclusive por meio de programas institucionais e propostas legislativas como o Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho desenvolvido e coordenado pelo TST.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF