OAB/DF sela parceria com prêmio Congresso em Foco

A Seccional do Distrito Federal se reuniu, na última semana, com a direção do Congresso em Foco para estabelecer parceria em relação ao prêmio anual em que o site promove. Em sua décima edição, o Prêmio Congresso em Foco é apoiado por diversos parceiros e tem como finalidade distinguir os melhores deputados e senadores, além de estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e participar plenamente da vida política.

O regulamento deste ano prevê três formas de seleção: a votação pela internet, por jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri altamente qualificado com representantes da sociedade civil. Assim como nos anos anteriores, estão excluídos da disputa os políticos que respondem a inquéritos e ações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, cerca de 380 parlamentares estão aptos a participar da votação, que se estende na internet até o próximo dia 30.

Serão premiados os mais votados nas duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e nas três categorias especiais (combate à corrupção e ao crime organizado, defesa da seguridade e defesa da agropecuária). Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, em 19 de outubro.

“O Prêmio Congresso em Foco é uma oportunidade de valorizarmos a boa política, independentemente da escolha ideológica. O Brasil precisa de diálogo entre representantes e representados. Os nossos canais de comunicação com os políticos estão interditados e essa é uma iniciativa que estimula o olhar mais positivo para os homens e mulheres que estão no Congresso Nacional. A saída da crise que vivenciamos será por dentro da política e democracia. Qualquer alternativa a esse caminho é buscar aumento da barbárie. E esse nunca será o caminho da OAB”, diz o presidente da Comissão de Legislação Anticorrupção e Compliance da OAB/DF, Antonio Rodrigo Machado.

Além de Antonio Rodrigo, participaram da reunião o diretor-tesoureiro da Seccional, Antonio Alves; a presidente da Comissão de Direito do Agronegócio, Renata Vianna, o gerente de marketing do Congresso em Foco, Caio Corrêa, e o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.

Profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação da categoria, encerrada na última segunda-feira (11). Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.

Participam do júri, além de Sylvio Costa, o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical, e o professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas.

Regulamento

Vote aqui