O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ‚Äď Seccional do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, pediu explica√ß√Ķes ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sobre o reajuste nas tarifas do transporte p√ļblico. Em of√≠cio enviado nesta quinta-feira (5), Costa Couto cobrou ainda dados detalhados e acesso √†s planilhas de c√°lculos sobre o sistema de transporte. O secret√°rio de Estado de Mobilidade do Distrito Federal, F√°bio Ney Damasceno, tamb√©m foi oficiado.

Dr Juliano Costa Couto (4)Segundo o presidente da Seccional, o reajuste das tarifas de √īnibus e metr√ī, de 11%, 16% e 25%, est√£o em patamar bastante superior √† infla√ß√£o acumulada no ano de 2016. ‚ÄúA Ordem dos Advogados requer a explana√ß√£o dos motivos e respectiva planilha de c√°lculos que levaram ao aumento das tarifas no transporte p√ļblico do Distrito Federal‚ÄĚ, destacou.

Na √ļltima segunda-feira (2), o GDF anunciou o reajuste nas tarifas, alegando que a medida √© necess√°ria para garantir que o transporte p√ļblico continue funcionando. O governo diz que os valores est√£o congelados h√° 10 anos. ‚ÄúA grave crise econ√īmica nacional e o custo para manter a gratuidade a estudantes, idosos e pessoas com defici√™ncia criaram a necessidade de readequar o pre√ßo do transporte‚ÄĚ, afirma o comunicado do GDF. Os valores estipulados foram os seguintes: de R$ 2,25 para R$ 2,50; de R$ 3,00 para R$ 3,50 e de R$ 4,00 para R$ 5,00.

√ćntegra do of√≠cio

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil