Seccional presta homenagem às primeiras advogadas de Brasília

Brasília, 4/3/2015 – As ministras Eliana Calmon e Delaíde Miranda estarão presentes na sede da Seccional (516 norte), nesta quarta-feira (4), às 19h, para ministrar palestra especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. As ministras vão compartilhar suas experiências pessoais e profissionais na advocacia e no Judiciário. O evento é aberto ao público em geral.

Durante o evento, a OAB/DF e a Comissão da Mulher Advogada também homenagearão as primeiras advogadas de Brasília, inscritas desde 1962, com a outorga da Medalha Miranda Lima. O intuito é agradecer pelos relevantes serviços prestados à Justiça, ao Direito, ao aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas e às causas sociais.

Para Daniela Teixeira, secretária-geral da Seccional, homenagear as 20 primeiras advogadas é prestar saudação a todas as profissionais do DF. “A OAB/DF presta uma justa homenagem às nossas pioneiras, que são a história viva da luta das mulheres na advocacia, na sociedade e na vida”.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Renata do Amaral, falou sobre a homenagem. “Percebemos que é importante relembrar as memórias e as histórias das pioneiras. Elas são verdadeiras guerreiras à frente do seu tempo. Hoje, infelizmente o campo, por vezes, contaminado por um machismo insidioso”, disse.

Ao todo serão 23 homenageadas. Confira a lista das advogadas:
Selma Virginia Goncalves Machado
Teresinha de Jesus Carvalho
Maria Lourezi Ruas Septimio
Neyde Maria Silva Tavares
Maria Augusta Almeida de Oliveira
Regina Pelosi Silva
Maria Emilce Alves Coelho
Dione da Conceição Rodrigues Coelho
Anadyr de Mendonça Rodrigues
Vânia Botelho
Marlene Martins Cioglia
Vera Lúcia Ferolla da Silva
Maria Lúcia Vitorino Borba
Vera Francisca Fialho Mussi Amorelli
Célia de Moraes Barcat Nogueira
Sônia Maria Hueb
Célia Regina de Almeida
Denise Michaudet
Carlita Rocha Brito
Herilda Balduino de Sousa
Helenita Amélia Gonçalves Caiado de Acioli
Celita Oliveira Sousa
Olibia Terezinha Guimarães

Foto – Valter Zica
Comunicação social – Jornalismo
OAB/DF