“Sejam o melhor de vocês mesmos” – Vinicius Fonseca

A solenidade de entrega de carteiras a 67 novos advogados e advogadas foi marcada por um momento mais do que especial: o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor e paraninfo da Turma, Vinícius Fonseca, pediu a advogada Anna Dantas, membro da Comissão de Compliance, em casamento. Durante o discurso, o paraninfo, emocionado, falou sobre a importância da família e dos reais desafios enfrentados no dia a dia da advocacia.

“Formei-me em Direito, mas minha ideia inicial não era advogar. Minha primeira intenção era passar em concurso público. Enquanto estudava, auxiliei minha irmã Larissa Fonseca, também advogada, no escritório em que somos sócios. Só comecei a advogar mesmo quando o Danilo, meu afilhado, chegou. Hoje sou advogado e professor. Amo minha profissão. E aqui, a OAB/DF, tenho como minha casa. Busquem a OAB/DF. Estejam na OAB/DF. Façam daqui seu lar”, disse. “Não tenham medo de advogar. Sempre busquei ser o melhor Vinicius. Meu conselho é sejam o melhor de vocês mesmos. Sejam os melhores advogados que vocês passam ser”, aconselhou.

Regiana Freitas Lins Rodrigues, oradora da turma, descreveu o significado de momento tão importante para ela e os colegas. “A figura do advogado é crucial para a defesa da civilidade dos conceitos morais. Temos por missão conduzir a defesa de direitos e deveres. Cabe a nós lutar para garantir a ordem dos valores éticos a nós franqueados. Podemos e devemos fazer grandes revoluções. Façamos”, disse. A oradora fez uma homenagem especial à sua falecida mãe e ao irmão e à cunhada, que vieram de Pernambuco para prestigiá-la.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, parabenizou os novos advogados que, a partir de agora, começam uma nova etapa de suas vidas. “Estejam cientes, desde já, de que suas responsabilidades são bem maiores. Sejam engajados com suas causas, com seus clientes”, ponderou. Costa Couto também falou que “os ex adversus não são inimigos, mas colegas de trabalho que litigam pela parte contrária. “Trate-os com respeito, ética e admiração”.

Também compuseram a mesa o diretor-tesoureiro, Antonio Alves; os conselheiros Seccionais Renata Viana, André Lopes de Sousa, Cleider Rodrigues Fernandes, Fernando de Assis Bontempo, Fernando Martins de Freitas, Thais Riedel e Wendel Lemes de Faria; os presidentes das Subseções de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; do Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade; e de Sobradinho, Marcio de Souza Oliveira; o secretário-geral da Subseção de Ceilândia, Newton Rubens de Oliveira; o secretário-geral da Subseção de Sobradinho, Marcio Eduardo Caixeta Borges; a diretora da CAA/DF, Daniela Caetano; o ouvidor da OAB/DF, Paulo Alexandre; o secretário-geral adjunto do COnselho Jovem, Leandro Salazar; o membro da Comissão de Direito do Consumidor Bruno Caleo; o diretor do Clube dos Advogados, Fernando Augusto; o presidente da Comissão de Sustentabilidade, Rodrigo Figueiredo; além das advogadas Anna Dantas, Aline Barreto e Maria Cristina Barreto.