“Uma Ordem forte representa o advogado valorizado” – Luiz Eduardo Sá Roriz

“A chegada de vocês, novos advogados, representa a renovação. Cabe a vocês participarem da Ordem e participar dos mopvimentos que esta Casa faz. Uma Ordem forte representa o advogado valorizado”, disse o paraninfo, advogado e procurador do DF Luiz Eduardo Sá Roriz, durante seu discurso na solenidade de entrega das carteiras a 64 novos advogados, na manhã desta quarta-feira (15), na sede da Seccional, em Brasília. Na ocasião, ele destacou que, ao tomar posse como advogado, “vocês assumem um compromisso com a sociedade. Atuem sempre com ética, honestidade e transparência”.

O paraninfo aconselhou os novos advogados a se manterem sempre atualizados. “Estudem sempre e, assim como eu, se sintam empolgados toda vez que minutam uma ação. Tenham em mente que o Direito é uma construção de pensamentos e saibam respeitar a diversidade de pensamentos. Assim será o dia a dia de vocês. Entendam que um ponto de vista diferente não representa um inimigo”, concluiu.

Maria Paula Lopes Andrade, oradora da turma, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos novos advogados. “A partir de hoje somos indispensáveis à administração da Justiça e à sociedade exerceremos função social e prestaremos serviço público. Agora carregarmos responsabilidade de construir, defender e honrar a imagem da advocacia, tendo ética e respeito com os valores essenciais para cada um de nós. Somos resultado de uma luta que deu certo e isto é muito gratificante”, afirmou.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, parabenizou os novos advogados que, a partir de agora, começam uma nova etapa de suas vidas. “Estejam cientes, desde já, de que suas responsabilidades são bem maiores. Sejam engajados com suas causas, com seus clientes”, ponderou. Costa Couto também falou sobre o combate à corrupção. “O Ministério Público não é detentor do monopólio do combate à corrupção no país. Nós, da Ordem, também somos responsáveis e precisamos estar atentos”, afirmou. Por fim, o presidente ressaltou que os ex adversus não são inimigos, mas colegas de trabalho que litigam pela parte contrária. “Trate-os com respeito, ética e admiração”.

Além do presidente da Seccional, compuseram a mesa o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio de Pádua Ribeiro; o desembargador do TRE/DF Flávio Brito; o diretor do Conselho Federal da OAB, Marcelo Galvão; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o conselheiro Federal Felix Angelo Palazzo; a diretora da Caixa de Assistência Daniela Ferreto Caetano; os conselheiros Seccionais Ildecer Amorim, Maria Dionne de Araújo Felipe, Fernando Martins de Freitas, Thais Riedel, Valter de Castro Coutinho e Wesley Bento; o ouvidor da Seccional, Paulo Alexandre; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana; os presidentes da Subseção de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; da Subseção do Paranoá, Valdir de Castro Miranda; e da Subseção de São Sebastião, Valcides José; a secretária-geral adjunta da Subseção de Ceilândia, Cecilia Viana Cordeiro de Queiroz; o vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rodrigo Bezerra Correia; o vice-presidente da Subseção de São Sebastião, Rodolfo Matos; a conselheira da Subseção de Taguatinga Miriam Ribeiro Mendes; o ex-conselheiro da OAB/DF Renato Manoel Duarte Costa; a vice-presidente do Conselho Jovem da OAB/DF, Marcela Furst; o secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Emanuel Sales; e os advogados Rodrigo Belo (Jovem Advocacia) e Diego Marques Araújo.