Advogados da Seccional atuam como voluntários em mutirão de casos de violência doméstica no DF

Brasília, 22/08/2016 – Com participação efetiva de advogados voluntários da Seccional da OAB/DF, a V Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, convocada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terminou na última sexta-feira (19) com êxito nos tribunais de Justiça do Distrito Federal. Ao todo, 59 advogados voluntários da Seccional atuaram em 165 casos entre os dias 15 e 19 de agosto, período em que os tribunais de Justiça de todo o país deram atenção especial às ações envolvendo casos de violência doméstica.

video
Confira vídeo com fotos do mutirão e depoimento de uma assistida

A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, disse que a participação da entidade é a resposta a uma convocação histórica e que a Ordem cumpriu seu papel. “A paz da sociedade começa com a paz em casa. A OAB cumpriu o seu papel constitucional de entidade essencial à Justiça”, ressaltou Daniela Teixeira, que também elogiou o trabalho dos advogados. “Agradeço a todos e a cada um dos voluntários que trabalharam incansavelmente. Vocês engrandecem nossa casa!”.

IMG_3956Coordenadora do Centro Judiciário da Mulher do Distrito Federal (CMJ/DF), Luciana Lopes Rocha explicou que a Lei Maria da Penha impõe obrigatoriedade de defensor em prol dos autores dos fatos. Além disso, criou como um dos mecanismos específicos para proteger mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a imprescindibilidade de advogado, no acompanhamento da vítima, em todos os atos processuais, cíveis e criminais. Situação que muitas vezes acaba demorando o andamento dos processos por conta da grande demanda e da ausência de defensores que supram essa carência.

IMG_3970A coordenadora do CMJ/DF elogiou a atuação da Ordem. “Parabenizo a OAB/DF pela iniciativa de celebrar parceria com Tribunal de Justiça do DF, por meio do CJM-DF, e pela participação efetiva de advogados voluntários nas audiências criminais, além da presença constante nos diversos eventos ocorridos na extensa programação desta V Semana da Justiça pela Paz em Casa”.

O projeto partiu da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra, a partir de 12 de setembro, será a segunda mulher a assumir o cargo de presidente da mais alta corte de Justiça do País. Os voluntários fizeram um curso de capacitação e o esforço foi centrado para fazer com que denúncias fossem apuradas e julgadas com maior celeridade.

IMG_3950Durante toda a semana, a Seccional selecionou uma coordenadora, que percorreu as regiões administrativas do Gama, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga. A advogada e uma das coordenadoras das audiências, Thayrane Silva, ressaltou o trabalho profícuo e engajado dos voluntários. “Agradeço aos voluntários. Foi um trabalho maravilhoso. Uma semana intensa. Conseguimos! Fico honrada em trabalhar ao lado de pessoas tão maravilhosas e dedicadas”.

IMG_3953Para uma das vítimas atendida e acompanhada pela advogada Ludmila Rabelo, na Vara de Violência Doméstica de Sobradinho, o apoio prestado pela OAB fez diferença na audiência. “Eu achei importante ter esse apoio, me deu mais segurança para participar da audiência. Gostaria de agradecer a advogada que me deu essa força para passar por este momento difícil”, relatou Ângela Maria Liodoro.

Em Santa Maria, a juíza Gislaine Carneiro Campos Reis, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria, agradeceu o empenho da OAB/DF nas audiências. “O engajamento da OAB na campanha Justiça pela Paz em Casa, com a participação de tantos voluntários com o compromisso não só jurídico, mas também com a dimensão humanista e social de toda a problemática que envolve a violência doméstica, é digna de aplausos!”.

Depoimentos dos voluntários:

IMG_3949“Fiquei muito feliz e honrada por ter participado deste mutirão. Foi de muito aprendizado. No próximo, com certeza estarei presente, contribuindo.”
Yrá Lima, advogada

“Foi fantástico participar deste mutirão pela paz e desse grupo com voluntários maravilhosos.”
Alessandra Uzuelli, advogada

“Pudemos perceber o empoderamento das meninas de 13 e 14 anos, com suas medidas protetivas nas mãos, e o medo suavizando nos rostos das duas mães que acompanhamos. Com certeza, a OAB/DF, com seus advogados voluntários, fizeram a diferença nesse mutirão.”
Magaly Palhares, advogada

“Nas audiências em Planaltina, fiz o atendimento de uma vítima de estupro que teve a coragem de denunciar para proteger a irmã de sete anos, que já estava começando a ser vítima desse crime hediondo. Pude ver e aprender com ela que sempre é tempo de justiça. Ela é um exemplo de coragem e força, que mesmo com a proximidade de seu algoz, estava lá, disposta a proteger a irmã. Que possamos ter mais ações como estas, que consigamos levar a efetiva justiça.”
Juliana Bandeira, advogada

“Participei do Mutirão Paz em Casa com a certeza de que podemos fazer toda a diferença na vida de mulheres que independente de classe social, profissão ou crença, efetivamente passam por todo o tipo de violência. A sensação de dever cumprido ao final de um dia com mais de 17 audiências é indescritível!”
Talita Lacerda, advogada

“O mutirão foi um evento que, além de ter um grande alcance social e jurídico, teve a realização pessoal de cada um dos advogados envolvidos. Acredito que a maior missão na advocacia é a paz social. Essa missão foi atingida com excelência!”
Elaine Mazzaro, advogada

” Ver o coração sofrer, o corpo padecer em troca de um silêncio absoluto e imenso, me fez refletir no sofrimento das vítimas de violência doméstica, que necessitam de amparo como este realizado pelo Mutirão pela Paz para encoraja-las na busca de um novo recomeço.”
Flávia A Ramos, advogada

 

Equipe que atuou na V Semana Nacional pela Paz em CasaIMG_3980

Coordenação
Daniela Teixeira
Cristina Tubino
Thayrane Silva
Elaine Mazzaro
Patrícia Zapponi
Évylin de Oliveira
Roberta Silva

Voluntários
Alessandra UzuelliIMG_3974
Alexandra Moreschi
Aline Radica
Aline Silva
Arthur S Ruela
Camila Reis
Cejana Caiado
Chryssie Calvacante
Cristiana Aragão
Cristiane DamascenoIMG_3975Dinalva Almeida
Glauber Nassar
Ildecer Amorim
Juliana Oliveira
Karina Aguiar Lopes
Kleyne Karenina
Leonor Ribeiro
Loyane Moreira
Luciane Gomes
Ludmila RabeloIMG_3976
Madson Queiroz
Magaly A. Palhares
Márcio Almeida
Mariana Viana
Marilia Brambilia
Maxmiliam Patriota
Mikaela Minare
Nátally Oliveira
Nery Kluwe De AguiarIMG_3958
Nubia Bragança
Patrícia Zapponi
Pedro França
Pedro Young
Roberta Silva
Rosangela S Felipe
Roxane Alves
Shirlei Lins
Simone Garcia mutirão
Sirleynaya Lopes
Talita Lacerda
Talita Marciel
Yra Lima

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF