Seccional participa de encontro de criminalistas do DF com aula magna de Roberto Delmanto

Brasília, 27/08/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, participou da aula magna do curso de Direito da Faculdade Projeção, no auditório da unidade Taguatinga, na noite desta quarta-feira (27). O evento contou com a aula magna ministrada pelo advogado criminalista, parecerista e membro da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados – IABRoberto Delmanto Junior, que abordou a temática: “Direito Penal e Processual em Crise Existencial”. O evento marcou também a fundação da Associação dos Advogados Criminalistas do Distrito Federal.

projeção 27-08-2014 037Ibaneis cumprimentou a todos os alunos e ressaltou o papel da Ordem com os profissionais da advocacia. “A Ordem através das suas escolas de advocacia em todo o Brasil –  e é assim no Distrito Federal – procura dar qualidade de ensino voltado para a prática jurídica, que muitas vezes a faculdade não consegue proporcionar”, afirmou.

O diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, professor Pierre Tramontini saudou os participantes da mesa e destacando ainda da presença da OAB nos eventos que a faculdade promove. “É muito bom, essa proximidade da Ordem com os alunos desde o primeiro momento”, destacou.

O professor Andrew Fernandes, presidente da recém criada Associação dos Advogados Criminalistas do Distrito Federal, compartilhou a preocupação com a formação humanística e crítica dos graduandos. “Costumo dizer, que é uma espécie de doença que ameaça a academia, quando querem privar o acadêmico da reflexão crítica e transformá-lo em um mero repetidor de entendimentos pretorianos. O acadêmico deixa de fazer o filtro de racionalidade para verificar o acerto e a coerência de entendimento”, explicou.

Alexandre Queiroz, presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF, falou da criação da Associação dos Advogados Criminalistas. “Quanto à associação, ela veio em boa hora, complementar o trabalho que é feito pela nossa comissão. Enquanto representante conselheiro e representante da Ordem, somos representantes da sociedade como um todo. Por conta disso, temos procurado pautar os nossos trabalhos, de uma forma mais institucional na defesa de interesses da sociedade”, afiirmou.

Aula magna

projeção 27-08-2014 115O professor Dr. Roberto Delmanto Junior introduziu a aula magna, explicando que não se tratava de uma exposição didática simplesmente, mas sim, de uma conversa, uma troca de experiências.Delamanto disse que, por definição, toda petição judicial, traz em si um pedido de justiça. “A Associação dos Advogados Criminalistas do DF, é mais uma entidade de resistência, de liberdade, do Direito, do respeito à lei e defesa das prerrogativas do advogado”, acredita.

Estiveram presentes, Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF; Gildásio Pedrosa de Lima, vice-presidente da Subseção da OAB/DF – Gama; José Antônio G. de Carvalho, vice-presidente da Subseção da OAB/DF – Samambaia, conselheiro Laurindo Modesto Pereira Júnior, representando o presidente da Subseção da OAB/DF – Taguatinga, o professor Andrew Fernandes, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do DF; professor Pierre Tramontini, diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais; professor Heron Renato, coordenador do Curso de Direito Unidade Taguatinga; Dr. Roberto Delmanto Junior, advogado criminalista e palestrante da aula magna, Dr. Alexandre Max, representante da Defensoria Pública do DF, Dr. Alexandre Queiroz, presidente da Comissão de Direitos Criminais da OAB/DF, Dr. Felipe Bayma, Conselheiro da OAB e presidente da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia. Ainda presentes, Asdubral Neto, vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do DF; e Dr. Fernando Martins, conselheiro da OAB/DF.

Texto – Sussane Martins
Imagens – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF