“Coragem para enfrentar obstáculos” é destaque em entrega de carteiras

Brasília, 28/6/2016 – Em solenidade na sede da OAB/DF, nesta segunda-feira (27), cerca de 160 novos advogados receberam a carteira profissional. O orador da primeira turma, Olympio Pereira da Silva Junior, voltou a advogar depois de 19 anos no Ministério Público e 20 anos na Magistratura.

entrega de carteiras 27-06-2016 031“Minha emoção é grande ao voltar a advogar”, disse. “Na vida profissional dos senhores, certo será que encontrarão toda a espécie de dificuldades, muitas delas no trato, no dia a dia do exercício da profissão. Na maioria das vezes, serão bem tratados com o respeito que merecem, mas encontrarão também pelo caminho aqueles que vão tentar dificultar seu trabalho, certamente em consequência de arroubos exacerbados da arrogância e da vaidade pessoal”, disse.

O paraninfo da primeira turma, Othoniel Furtado Gueiros Neto, ex-conselheiro por três gestões e ex-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, deu vários conselhos aos novos advogados. “Saber falar corretamente, comunique-se com objetividade e elegância. Devemos sempre nos preocupar com nossa reputação pessoal e profissional e sempre agir com dedicação e exclusividade. Para os que pretendem seguir na advocacia, é imprescindível conquistar e cativar os clientes. Procure se destacar e participar da OAB”.

entrega de carteiras 27-06-2016 054A oradora da segunda turma, Nildes Maria Leite da Silva, relatou toda sua “trajetória trilhada sobre espinhos” para chegar à advocacia. “Queridos, as pedras no caminho fizeram-me mais forte, mais agradecida, mais determinada. Tenho certeza que o mesmo ocorreu com todos aqui presentes”, disse ao completar que “prezados, precisamos advogar em prol de um Brasil melhor”.

O paraninfo da turma, o ministro do Tribunal de Contas da União André Luis de Carvalho, incentivou os novos advogados a ‘fazerem a diferença’. “O Brasil precisa de vocês. Façam a diferença como tem feito nosso Conselho Federal e as seccionais neste atual quadro em que o Estado está perdido, sem rumos; e esses rumos serão apontados pela sociedade civil”, destacou. “Sejam combativos, não tenham medo. Como agente público, representando o Estado, posso dizer que se o TCU tem melhoria é com a presença de vossas excelências. Os advogados, na ideia da prestação jurisdicional, exercem a mais importante função”.

entrega de carteiras 27-06-2016 282O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, encorajou os novos advogados a ter força. “Temos que ter um pouquinho de casca dura, levantar, sacudir a poeira e ir à luta. Cuidado com seus sonhos, eles podem se tornar realidade. Lutar pelos direitos é sinal de dignidade. Vocês passam a ter um papel muito importante. Vocês são advogados e prestaram o juramento voluntariamente. Exerçam essa missão. A partir de hoje vocês são olhos e ouvidos desta casa e da sociedade”, disse.

Compuseram mesa durante as solenidades, além dos citados acima, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, os conselheiros Alessandra Camarano, Denise Aparecida, Liliana Marquez, Maria Dionne, Fernando Assis, André Lopes, Erich Endrillo, o ex-conselheiro Enzo Zanconti de Azajumba, o presidente do Clube do Advogado Marcelo Martins, o promotor Guilherme Fernandes Neto, o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor Vinicius Fonseca dos Santos e Silva, a advogada Marcela Furst, membro da Comissão de Direito das Famílias, o vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual Ricardo Sakamoto, além do professor José Wilson Granjeiro.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF