Entrega de carteiras: advocacia não é vale-tudo, é o caminho da ética e solidariedade

Brasília, 20/5/2016 – Mais de 150 novos advogados receberam carteiras em solenidades realizadas, na última sexta-feira (20), na sede da Seccional. O trabalho ético, de respeito e lealdade aos demais, foi destaque no discurso do paraninfo da segunda turma, o juiz federal Alexandre Vidigal. “Ética é um valor que não se compartilha, não se dá a ninguém e nem se recebe. Não se conquista. Ética se exercita e neste exercício se colhe seus próprios frutos. Os frutos do bem! tenham em mente que a advocacia não pode ser um vale-tudo. Há limites éticos a serem observados”

A oradora da primeira turma Fernanda Guimarães Amaral salientou que o advogado é um senhor dos destinos. “É de seus atos, de seu empenho e das suas palavras que se faz a trajetória do processo. Essa circunstância não o torna um ser superior, mas apenas aumenta a responsabilidade de seu trabalho. O resultado do seu trabalho e do seu esforço acarretará o deslinde da questão e alcançará por fim o seu ideal: a busca da justiça”.

entrega de carteiras 20-05-2016 074 (1)Para o paraninfo da primeira turma, o ex-conselheiro da OAB/DF André Vieira Macarini, o exercício da advocacia é uma luta interminável. “É a luta pela liberdade, pelo direito, contra toda arbitrariedade e injustiça. É a batalha travada todos os dias nos corredores do foro, perante as tribunas, nas audiências, no diálogo com o cliente. A cada dia, o advogado vence mais um desafio na sua árdua tarefa de servir a justiça”.

A oradora da segunda turma Mariana Santos de Asevedo destacou a missão do advogado em fazer do ofício um instrumento de solidariedade, de compromisso e de amor ao próximo. “Cumpre a nós, portanto, de forma humilde, responsável e corajosa, buscar todos os dias combater o bom combate, agir com boa fé, sermos coesos, leais, solidários, trazendo conquistas e avanços para a advocacia e para a sociedade”.

“Nada me parece mais atrativo que ser paga para estudar, para aprender, para debater direitos, por isso eu escolhi a advocacia. Por isso nos, dentre tantas outras opções profissionais, escolhemos estar aqui hoje”.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, disse quem briga são as ideias e não as pessoas. “Quanto mais amplo o seu networking entre os colegas, melhor. Advogados ex-adversus não são inimigos”. Ele ainda ressaltou o poder da ética nas relações pessoais e profissionais. “Eu tenho quase a absoluta certeza de que os bons exemplos vêm de casa, eles são os maiores exemplos do Código de Ética. Vocês tem um novo endereço no Distrito Federal, façam uso desta Casa, que é de vocês”.

carteira_mesaCompuseram mesa durante as solenidades a vice-presidente Daniela Teixeira, o secretário-geral Jacques Veloso, o diretor-tesoureiro Antonio Alves, o presidente da Subseção do Gama Amaury Santos de Andrade, o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante Sebastião Duque, as conselheiras José Domingos Flávia Amaral, Liliana Marquez, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, José de Campos Amaral, o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Artur Vidigal, o ex-presidente da Câmara Legislativa do DF, Silviano Guimarães, o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante Tiago Santana de Lacerda, o ex-conselheiro Francisco Amaral, e o presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Estatais do Distrito Federal Marcelo Antonio Rodrigues Reis, o advogado Harilson Araújo, a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Subseção do Gama, Angela de Cassia, o ex-conselheiro Andre Vidigal e o juiz federal Ricardo Leite.

Galeria de fotos das solenidades

Confira nossa conversa com as oradoras.

entrega de carteiras 20-05-2016 035Fernanda Amaral

Por que você escolheu ser advogada?

Escolhi ser advogada pelos exemplos que tenho na minha família, uma família com tradição no Direito. Meu pai sempre foi minha grande influência, pois sempre observei no seu atuar uma paixão pela advocacia, uma grande satisfação em lutar incessantemente pela busca dos direitos dos clientes e uma enorme realização profissional. E eu quis isso para mim, pois o segredo do seu sucesso é quando você ama o que você faz.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?

Primeiramente, realizada, satisfeita e sempre em busca do Direito. Além disso, aperfeiçoando os meus estudos e lutando pelo direito de advogar com liberdade. Não sei bem ao certo se continuarei advogando, pois penso também em talvez exercer um cargo público como Defensora Pública.

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?

Sempre acompanhei bem de perto a atuação da Ordem e percebo uma enorme evolução quanto ao contato com os advogados, uma grande aproximação da Casa com eles, trazendo-os mais vezes para dentro desta, além de uma preocupação maior com o aperfeiçoamento e auxílio aos advogados. Enxergo o papel da Ordem na minha vida como um apoio fundamental, principalmente no início da carreira, e também como instrumento de defesa das prerrogativas do advogado, como a casa do advogado e como a instituição que é um braço da sociedade e da democracia.

Mariana Santos de Asevedo

entrega de carteiras 20-05-2016 347Por que você escolheu ser advogada?

Na verdade, eu decidi em cima da hora, quando estava finalizando o terceiro ano e sem saber para onde ir. Pensei que o Direito seria o curso que fosse me trazer mais realização pessoal, em que eu pudesse aprender e ter muita cultura geral. No Direito encontrei tudo que eu gostava, um pouquinho de História, política, das leis. Me realizei assim.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?

Meu sonho é ser defensora pública. Quero começar advogando para adquirir experiência, mas pretendo ter prática jurídica para ser, no futuro, defensora pública. Eu gosto muito da área de família e penal. Áreas que a gente lida mais com gente e sentimento.

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?

É muito importante. No decorrer da graduação, fiz muitos cursos, inclusive cederam espaço aqui na OAB para a minha faculdade, que é a UDF. Já fiz júri simulados aqui, eles sempre abriram as portas pra gente, mesmo enquanto estudantes. Sempre participei de palestras também. Percebo que é uma instituição muito séria. Eu sempre admirei muito. Espero conhecer mais como advogada.

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF