Entrega de carteiras :“Houve tempos difíceis em que não se podia falar com o cliente”

Brasília, 1º/07/2016 – A mais importante entre as garantias para o exercício pleno da advocacia, as prerrogativas profissionais do advogado permearam o discurso do novo advogado Diego Pirineus Patti, orador da turma que recebeu carteiras de inscrição na Ordem em solenidade de entrega do documento ocorrida na noite desta quinta-feira (30/6). Em seu discurso para cerca de 80 novos advogados, Diego Pirineus Patti ressaltou a importância da Ordem nas conquistas da categoria e na defesa das prerrogativas dos advogados ao longo dos últimos anos.

entrega de carteiras 30-06-2016 027“Houve tempos difíceis em que sequer se podia falar com o cliente, o qual permanecia incomunicável. Graças à atuação da OAB, esses tempos se foram, mas novos desafios no exercício de nossa profissão aparecem a cada dia. Por isso, fiquemos atentos aos nossos direitos, para que possamos superar qualquer desafio e com isso exercer a advocacia com liberdade”.

Apesar das conquistas e dos direitos assegurados pelas prerrogativas, o orador destacou que ainda há muito desconhecimento sobre os regramentos que garantem o exercício da advocacia. “Muitos formandos e até alguns advogados já militantes desconhecem seus direitos e são tolhidos no exercício da profissão. Se não pudermos exercer nossa profissão com liberdade, não poderemos defender o nosso cliente com isenção”.

O paraninfo João Guilherme de Lima Assafim, advogado e professor de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), disse aos novos advogados “que não se deixem intimidar pelos desafios ou mesmo perante a colossal edificação dos tribunais. Imagem que, em princípio tiraniza, atemoriza o incrédulo da razão, mas efetivamente acolhe o proficiente argumento externado pelo persuasivo advogado perante o convicto julgador. Sem advogado não há justiça. Sem advogado não há democracia”.

entrega de carteiras 30-06-2016 059Ao final de seu discurso, João Guilherme lembrou, emocionado, que os advogados devem seguir fielmente os dez mandamentos do jurista uruguaio Juan Eduardo Couture Etcheverry (1904-1956). “Lutem pelo direito, lutem pela justiça e não esqueçam os dez mandamentos”, disse o paraninfo, que finalizou citando o último: “Ama tua profissão”.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, ressaltou o objetivo maior das prerrogativas. “As prerrogativas não são do advogado, são exercidas pelo advogado, mas em prol do cidadão que defendemos. As prerrogativas são necessárias para que possamos lutar com um mínimo de dignidade e independência”.

Costa Couto lembrou ainda, aos novos membros da casa, a importância dos direitos da advocacia como defensores da sociedade junto ao Judiciário. “O primeiro defensor das prerrogativas são vossas excelências. A Ordem está aqui sim para dar respaldo. Não podemos deixar de defender as prerrogativas”.

No entanto, o presidente da Seccional ponderou que a defesa deve ser realizada com sabedoria. “Prerrogativas não se defende no peito, não se defende na emoção. Defende-se com firmeza, com serenidade, com educação e sabedoria”.

entrega de carteiras 30-06-2016 001Além do presidente e do paraninfo, compuseram mesa o secretário-geral da Seccional, Jacques Veloso, o conselheiro Severino Cajazeiras, do Conselho Federal da OAB, o conselheiro presidente do Conselho Jovem, Camilo Noleto, o conselheiro e vice-presidente da Comissão Sindical e Associativo, Claudio Santos da Silva, o conselheiro e presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Fernando Martins, o conselheiro e presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Glauco Alves e Santos, o conselheiro e secretário-geral da Fundação de Assistência Judiciária, Rafael Vasconcellos de Araújo, o conselheiro e presidente da Comissão dos Advogados Integrantes dos Núcleos de Prática Jurídica, Thiago Machado de Carvalho, o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), Maxmilllian Patriota, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Bruno Rangel, o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vinicius Fonseca, o advogado Anderson Machado, membro da Comissão de Direito Imobiliário, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da Subseção de Taguatinga, Franklin Rocha Lopes, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da Subseção do Gama e Santa Maria, Everson Emmanuel, o diretor tesoureiro da Subseção de Brazlândia, Thiago Meirelles, a coordenadora da OAB Estágio, Maysa Amaral, a advogada Lilia Figueira de Almeida, e a advogada Liege de Abreu Carvalho.

Confira nossa conversa com o orador Diego Pirineus Patti

Por que você escolheu ser advogado?
Eu sempre tive contato com a advocacia. Meu pai é advogado, é uma carreira que eu tenho contato desde criança, sempre gostei da área e admirei ver meu pai trabalhando. Esse foi o fator que me chamou atenção para que hoje eu pudesse estar aqui e ser um advogado.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Tenho vontade de continuar na advocacia, não pretendo fazer concurso. Quero ter meu escritório junto com meu pai e trabalhar nas áreas de Constitucional e Penal, que são as áreas que eu mais me interesso.

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
A Ordem, para nós advogados, funciona como uma ajuda, um apoio. [A Ordem] nos dá total apoio na profissão, nos aprendizados contínuos com cursos e palestras. Essas ações são importantes para a carreira dos advogados.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF