Internas da Colmeia recebem atendimento jurídico em ação promovida pela Seccional

Brasília, 30/5/2016 – Um dia de humanização para as internas do Presídio Feminino do Distrito Federal. Nesta segunda e terça-feira (31), a Seccional promove ação social para levar atendimento jurídico e serviços de saúde e beleza para as internas do presídio, mais conhecido como Colmeia. Voluntários das Comissões de Direitos Humanos, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Violência Doméstica se dividiram em grupos para atender as presidiárias em dois turnos. O local conta hoje com cerca de 700 detentas. Nesta ação, foi priorizado o bloco do regime fechado, que conta com 490 internas.

colmeia4Lívia Magalhães, coordenadora da ação e presidente da Comissão de Direitos Humanos, disse que a ideia foi inicialmente pensada como uma ação social de dia das mães e por isso realizada ainda neste mês. De acordo com ela, o objetivo foi levar dignidade e autoestima. “Muitas são abandonadas no sistema e sequer têm a visita de um familiar. Elas ficam abandonadas emocionalmente e juridicamente”.
O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, visitou as dependências do presídio nesta segunda-feira (30). De acordo com ele, “é um trabalho importante de inspeção, averiguação e concessão de orientação jurídica e social às detentas do sistema penitenciário. É o lado humano da Ordem sendo colocado em prática”.

colmeia2Carla Alves Monteiro, gerente de análise jurídica da Colmeia, classificou o evento como ‘importantíssimo”. “A pessoa que está em privação de liberdade já é muito carente. E por ser mulher, a carência aumenta muito mais. A gente lida com pessoas. Toda pessoa gosta de saber que não está só. Muitas não têm nem visita, a família abandona ou está em outro estado ou país. A pessoa fica completamente só. Esse tipo de atividade é fundamental para a ressocialização. O resultado para a gente que está à frente é muito bom”.

Também presentes na ação, o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade, e a vice-presidente, Graciela Slongo, mobilizaram vários advogados para auxiliar na ação. “É um evento de grande excelência em que podemos atender as internas que têm várias demandas. A demanda delas é específica porque muitas são gestantes, têm filhos. A gente fez esse link neste mês justamente por ser o mês das mulheres, das mães”, destacou Graciela.

A cantora Karoline Aguiar ministrou palestra motivadora e cantou para as detentas. Colmeia 30-05-2016 042O evento contou com o apoio da equipe Helio Diff, que disponibilizou 16 profissionais de beleza, e da Caixa de Assistência dos Advogados do DF.

Lista dos advogados voluntários:

Livia Magalhães
Daniel Muniz
Elaine Mazzaro
Deliana Valente
Anacy Nunes
Wanessa Weigmann
Dino Andrade
Marcelo Holanda
Rodrigo Figueiredo
Liliana Marquez
Francisca Nobrega
Edilson Barbosa do Nascimento
Adriana da Silva Antunes
Otavia T. Alves Longo
Maria José Rocha Martins
Ivonete Silva de Jesus
Cejana Castro Caiado
Pedro Renan de Oliveira
Marcelo Machado Menezes
Paulo Sérgio Farripas Junior
Amaury Andrade
Graciela Slongo
Samara Derze
Ana Cristina de Oliveira Januário
Kleyne Karenina
Vanessa Maria de Castro Silva
Rosana Valeria de Souza Mello
Gisela Faber do Nascimento
Talita Lacerda
Cejana Carvalho de Castro Caiado
Suellen Rodrigues Róbias
Shirlei Lins Conceição
Alinne Marques
Genilcia Alves de Souza dos Reis
Nubia Pereira Braganca
Alessandra França Araujo
Karoline Freitas Stahr
Thiago Maciel de Aguiar
Carolina Tamega

Comunicação social – jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF